Ana Amélia defende internação compulsória para viciados em drogas



A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (22), a aprovação de substitutivo de sua autoria a projeto de lei do ex-senador Demóstenes Torres (PLS 111/2010) que prevê, entre outros pontos, a determinação judicial de encaminhamento a tratamento médico ou à internação compulsória o usuário de drogas.

Na opinião de Ana Amélia, a proposta original de Demóstenes que recomenda a reintrodução no ordenamento jurídico nacional da pena privativa de liberdade para o consumidor de droga, não é, com relação a esse ponto, adequada por desconsiderar que a dependência química é uma doença, que somente se agrava com a prisão do usuário.

— É preciso esclarecer que o dependente químico é um doente e não um criminoso. Ele não precisa de cadeia, mas de tratamento adequado, supervisionado. A visão do substitutivo é muito mais humanista e focada na saúde pública — disse.

Citando dados do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), Ana Amélia observou que o crack já é utilizado por 0,7% dos brasileiros, enquanto que a cocaína, consumida por 3,2% da população, está entre as drogas mais usadas no país.

Condecorações

No início de seu pronunciamento, Ana Amélia agradeceu ao Exército Brasileiro pelo recebimento, na última sexta-feira (19), da Ordem do Mérito Militar em cerimônia no Quartel General do Exército em Brasília. A parlamentar agradeceu ainda ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia, pela condecoração com a Medalha da Inconfidência, em homenagem realizada anualmente pelo governo mineiro no centro histórico de Ouro Preto.



22/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polêmica, internação compulsória para viciados em drogas está em discussão na CAS

Ana Amélia defende internação compulsória para dependentes químicos

Internação compulsória para usuários de drogas será votada pela CAS na próxima semana

CAS aprova possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas

Em pauta na CAS, possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas

Vídeo | Ana Amélia diz que nenhum direito individual será violado na internação compulsória