Ana Amélia defende políticas permanentes para garantir renda dos produtores rurais



A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu nesta segunda-feira (21) novas políticas do governo para a agricultura. Segundo ela, apesar dos problemas enfrentados pelos agricultores com o clima e com o endividamento, a produção tem espaço para crescer, mas, para isso, o governo precisa oferecer mais do que medidas de socorro imediato.

- É preciso uma política de prevenção, que seja de duração e de estabilidade para assegurar pelo menos a garantia da renda aos agricultores, através de mecanismos que, no plano da irrigação, sejam eficazes e eficientes. – afirmou a senadora.

Para Ana Amélia, além de ser importante para o mundo, a agricultura brasileira tem tido papel relevante na economia do país, em especial no processo atual de desindustrialização. A senadora disse considerar que o país só tem atingido saldo positivo nos negócios externos por causa do superávit do agronegócio, que garante 30 milhões de empregos no campo.

- Sem esses números, conquistados pela competência do setor do agronegócio, não teríamos registrado superávit, mas déficit.

Mobilização

A senadora também anunciou a realização de debate do movimento de mobilização denominado “Te Mexe Produtor!”. A discussão está marcada para o dia 9 de junho, às 10 horas, na programação da Expocipó, no município de Capão do Cipó, na região central do Rio Grande do Sul. Entre os principais temas que serão debatidos estão o endividamento agrícola e as dificuldades na lavoura em virtude da seca e a ausência de um seguro agrícola.



21/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia cobra ações imediatas para diminuir conflitos entre índios e produtores rurais

Ana Amélia busca solução para conflito entre produtores rurais, quilombolas e indígenas no Sul do país

Roberto Cavalcanti: governo precisa garantir o crédito a produtores rurais

Ana Amélia defende aprovação do Código Florestal e pede apoio para produtores de arroz

Ana Amélia defende produtores de arroz

Ana Amélia defende produtores de fumo do Sul do país