Ana Amélia espera que fim do voto secreto seja aprovado esta semana
O Senado precisa dar a palavra final sobre o voto aberto em todas as votações no Congresso Nacional. O alerta foi feito pela senadora Ana Amélia (PP-RS), em pronunciamento nesta segunda-feira (25). Ela espera que o Senado consiga, ainda nesta semana, os 49 votos necessários para aprovar, em segundo turno, o fim do voto secreto no Senado, na Câmara, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais.
Na opinião da parlamentar, o voto aberto é uma forma de o Congresso cumprir o compromisso assumido com a população de garantir mais informações políticas e mais transparência à atividade política. A mudança, avalia a senadora, é essencial ao amadurecimento de nossa democracia e à melhor fiscalização dos parlamentares pelos eleitores, até porque cada decisão do parlamento afeta a vida do país e dos brasileiros.
– É exatamente com o voto aberto que permitiremos até a grupos anônimos, às redes sociais e aos manifestantes vestidos de preto e com máscaras, os chamados black blocs, argumentos palpáveis e mais claros para fundamentar manifestações ou insatisfações que possam surgir em relação às atuações públicas – disse.
Ana Amélia também pediu o combate duro à corrupção, ao comentar declarações do auditor fiscal da prefeitura de São Paulo Luis Alexandre Cardoso de Magalhães ao programa Fantástico, da TV Globo. Ela considerou lamentável a entrevista em que ele disse que não tem como devolver o dinheiro que obteve com a corrupção.
Para a senadora, esse é mais um caso lamentável de roubo de dinheiro público, praticado justamente por quem deveria fiscalizar o pagamento de impostos e contribuições. Ana Amélia entende que casos rumorosos como esse devem ser julgados com rigidez e rapidez:
– Para que isso não fique impune, estimulando outros a fazer a mesma coisa, como se nada tivesse acontecido. Quanto maior for o grau de penalização para essa gente, maior confiança terá a sociedade nas suas instituições – argumentou.
25/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia: senadores devem defender instituição mesmo com voto secreto
Ana Amélia apoia a votação das PECs que acabam com o voto secreto no Congresso
Aprovado na CCJ, fim do voto secreto no Congresso vai ao Plenário
Aprovado fim do voto secreto no Congresso Nacional
PEC que acaba com voto secreto está pronta para votação em Plenário
Fim do voto secreto no Congresso foi uma das matérias aprovadas pelas comissões nesta semana