Fim do voto secreto no Congresso foi uma das matérias aprovadas pelas comissões nesta semana



O fim do voto secreto em todas as deliberações do Congresso Nacional e a proibição do DDT em território brasileiro foram duas das principais matérias aprovadas nesta semana pelas comissões técnicas do Senado. Ambas foram votadas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que também aprovou, entre outras matérias, parecer de Osmar Dias (PDT-RR) à proposta de emenda à Constituição (PEC) de Bernardo Cabral (PFL-AM) que aumenta o número de deputados estaduais nos estados em cujas capitais existem mais vereadores que deputados.

Também na CCJ, foi iniciada a votação da reforma do Judiciário, com a aprovação do relatório de Bernardo Cabral às propostas de emenda à Constituição sobre o assunto. A comissão aprovou ainda parecer de Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos alimentícios doados a entidades civis sem fins lucrativos para distribuição gratuita a pessoas carentes.

Já a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) adiou para esta quarta-feira (5) a votação do substitutivo de Tião Viana (PT-AC) ao projeto de Lúcio Alcântara que regulamenta o uso das técnicas de reprodução humana assistida destinada à implantação artificial de gametas ou embriões fertilizados in vitro no organismo de mulheres. O motivo foi a apresentação de duas emendas à proposta original.

A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul também adiou para esta semana a votação do parecer de Emilia Fernandes (PT-RS) ao projeto de Roberto Saturnino (PSB-RJ) que convoca plebiscito para decidir sobre a necessidade de suspensão, por um prazo de 20 anos, das negociações para implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Emilia apresentou emenda reduzindo o prazo para 15 anos.

A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) aprovou requerimento de Heloísa Helena (PT-AL) convocando o presidente e o diretor de medicamentos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para falar sobre a atuação do órgão na fiscalização dos medicamentos no Brasil. A CFC também rejeitou outro requerimento da senadora pedindo a reabertura das investigações sobre a aplicação de recursos federais na obra do metrô de Brasília.

Esta semana, a Comissão de Educação (CE) aprovou a autorização de funcionamento de rádios comunitárias na Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Ceará, de FMs em Palmas e no Ceará, e emissoras de televisão em Caratinga (MG) e São José do Rio Preto (SP). A CE também aprovou projetos que homenageiam personalidades nacionais, dando os nomes de Jorge Amado, Omar Fontana e Renato Moreira aos aeroportos de Ilhéus (BA), Congonhas (SP) e Imperatriz (MA).

29/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


OITO MATÉRIAS APROVADAS EM PLENÁRIO NESTA SEMANA

Comissões aprovaram 134 matérias nesta semana

COMISSÕES APRECIARAM 21 MATÉRIAS NESTA SEMANA

Plenário pode deliberar nesta semana sobre fim do voto secreto em casos de cassação

Matérias da convocação estão sendo analisadas pelas comissões, afirma Paim

Matérias aprovadas em caráter terminativo nas comissões poderão ir à Câmara mesmo com pauta trancada no Senado