Ana Amélia manifesta apoio ao retorno do Paraguai ao Mercosul
Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (4), a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou a declaração do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, indicando a possibilidade de reincorporação do Paraguai ao Mercosul e à União das Nações Sul-Americanas (Unasul), depois das eleições presidenciais do dia 21 de abril. Patriota participou de audiência pública, pela manhã, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Na avaliação de Ana Amélia houve um equívoco da diplomacia brasileira no apoio da retirada do Paraguai do bloco econômico quando do impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho do ano passado.
- Foi um processo interno, inquestionável do ponto de vista da legalidade, porque não se pode julgar internamente um país, estaríamos ferindo a soberania interna do Paraguai - disse.
Na opinião de Ana Amélia, o processo também foi um "casuísmo" para permitir a entrada da Venezuela no Mercosul, uma vez que o Congresso paraguaio rejeitava a participação daquele país no bloco.
A parlamentar afirmou também que o processo eleitoral deve abrir espaço para que o Paraguai retome, "de fato e de direito", a integral participação dentro do mercado comum.
Ana Amélia ainda exaltou a candidatura do embaixador brasileiro, Roberto Azevedo, ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).
04/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia manifesta apoio à Lei da Ficha Limpa
Ana Amélia pede recursos para a saúde e manifesta apoio a 'jalecaço'
Ana Amélia: É preciso respeitar a soberania do Paraguai
Paraguai manifesta interesse em interligar anel óptico
Sérgio Souza manifesta preocupação com economia do Paraguai
Países do Mercosul comemoram acordo que garante retorno de Zelaya a Honduras