Ana Amélia pede investimentos e gestão eficiente na Petrobras



A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse ter ficado mais tranquila quanto à situação da Petrobras, detalhada aos senadores pela presidente da estatal, Graça Foster, em audiência pública na manhã desta terça-feira (14). Na audiência, promovida conjuntamente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Graça Foster apresentou números promissores como investimentos na casa de US$ 45 bilhões e o aumento de 44% na produção.

Em pronunciamento em Plenário, Ana Amélia alertou para a necessidade de ações do Estado e também da iniciativa privada para melhorar o setor de infraestrutura do país. Em sua opinião, o Brasil tem condições de ter um protagonismo destacado no mercado internacional de petróleo. Mas, para garantir desenvolvimento social e econômico, ponderou, é preciso usar a gestão eficiente, os investimentos disponíveis e os modelos de empreendedorismo como aliados.

Ana Amélia admitiu estar preocupada com a desvalorização das ações da Petrobras, uma vez que muitos trabalhadores usaram seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para investir na empresa. Além disso, ressaltou que, apesar do crescimento na produção, os números do mercado internacional não têm sido bons, o que exige constante esforço na melhoria da gestão e eficiência da empresa.

- Uma empresa genuinamente brasileira, orgulho dos brasileiros, precisa valorizar a gestão eficiente para a ampliação do emprego e da geração de renda no setor de petróleo e gás, e no setor de energia. Isso deve ser feito com o mesmo empenho empreendido para garantir a remuneração dos acionistas e a retomada da lucratividade da companhia, com planos claros e informações transparentes – defendeu.

Ana Amélia acrescentou ainda que essas medidas devem vir acompanhadas de atenção ao mercado de trabalho. Sabe-se, por exemplo, que o setor precisará de engenheiros nos próximos anos e que a formação de um profissional competente demora até nove anos. Daí a importância de gestão eficiente também em outros órgãos do governo, como na revalidação no Brasil dos diplomas de profissionais formados no exterior.



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia cobra estímulo ao uso eficiente de energia

Prefeituras são premiadas por gestão eficiente da merenda escolar

Jefferson Praia pede à Petrobras informações sobre investimentos na Reman

Gestão eficiente é prioridade para elevar qualidade da educação

DataSenado: brasileiro quer gestão mais eficiente para a saúde

Des. Social: Renda Cidadã beneficia 150 mil famílias, através de gestão eficiente de monitoramento