Ana Amélia representa Senado no 7º Fórum Ibero-Americano



A senadora Ana Amélia (PP-RS) representou o Senado, nesta segunda-feira (24), no 7º Fórum Parlamentar Ibero-Americano, realizado na cidade de Assunção (Paraguai). O evento contou com representantes dos países latino-americanos, Espanha, Portugal e Andorra e debateu o tema "Transformação do Estado e Desenvolvimento". Participaram também o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e o vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Na abertura do evento, Ana Amélia disse que o Parlamento deve esmerar-se no cumprimento de suas obrigações e tornar-se mais eficiente no rito legislativo. Ela destacou ser necessário ampliar a qualidade da fiscalização sobre o Executivo e ter sintonia mais fina com a vontade popular.

No mesmo evento, Ana Amélia lembrou a chamada "Primavera Árabe" - série de revoltas populares contra ditadores de países muçulmanos como Líbia, Tunísia, Egito e Síria - dizendo que ali a sociedade, usando as redes sociais, sem lideranças formais, mostrou a sua força.

- Essa é a chamada democracia direta, que é indicativa aos parlamentares para que façam o dever de casa, sob pena de perderem a credibilidade e terem fragilizada sua imagem e importância institucional - afirmou a senadora.

Ao longo dos debates, o secretário-geral do Fórum, Enrique Iglesias, analisou a evolução do processo de transformação política no mundo para explicar o Estado ideal. Nos anos de 1950 a 70, ele disse que o Estado foi centralizador e ampliou o endividamento e os níveis de pobreza e injustiça social. A partir de 1990, disse ele, veio o neoliberalismo, com um Estado minimalista. Atualmente, disse, o Estado busca ser mais eficiente e procura dotar o mercado de regras mais claras.



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fórum ibero-americano de segurança nuclear e radiológica se reúne no RJ

Sarney abre debates do 8º Fórum Parlamentar Ibero-americano

Sarney participa de Forum Parlamentar Ibero-Americano na Espanha

Senado sedia encontro ibero-americano de relações públicas

Brasil representa América Latina em reunião sobre convenção ibero-americana de seguridade social

USP é primeira colocada em ranking ibero-americano