ANA apresenta trabalho sobre licença em bacia hidrográfica



Nesta terça-feira (19), o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), André Pante, abre o terceiro dia de apresentações da ANA no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XX SBRH). O servidor apresentará o trabalho intitulado de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos em Bacia Carente de Dados – Rio Negro (RS). O evento ocorre entre 17 e 22 de novembro no pavilhão Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS).

Realizado pelos especialistas André Pante e Mariana Ravanello, da ANA, o trabalho faz uma análise de outorga de direito de uso dos recursos hídricos no rio Negro (RS), que é caracterizado pela elevada demanda de água para irrigação. O rio também é marcado pela escassez de dados de disponibilidade hídrica e por ser transfronteiriço, já que deságua no Uruguai.

Como não é possível atender a todos os usuários de irrigação de arroz no período da safra, o trabalho sugere a reservação de água na entressafra aos usuários que possam fazê-lo. Na apresentação, Pante mostra uma metodologia simplificada para determinar a disponibilidade hídrica num contexto de escassez de dados e de necessidade de se manter uma vazão de entrega de água para o Uruguai.

O Simpósio

Em 2013 o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos atingiu um número recorde de trabalhos técnicos inscritos, 1.343, superando a marca da edição de 2011 em Maceió (AL) em cerca de 50%. Além disso, a 20ª edição é a primeira a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento. A neutralização tem como objetivo conscientizar os participantes do Simpósio e as organizações participantes sobre suas responsabilidades no combate às mudanças climáticas.

Os trabalhos são selecionados e apresentados durante o Simpósio em sessões orais, mesas redondas, painéis, conferências, assembleias e visitas técnicas. Os seguintes temas serão apresentados por especialistas do Brasil, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, França e Portugal: águas urbanas, ambientes costeiros, energia, engenharia de sedimentos, gestão de recursos hídricos, hidrologia subterrânea, hidrometria e Semiárido.

Saiba mais sobre o Simpósio.

Baixe a apresentação em PDF: Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos em Bacia Carente de Dados – Rio Negro (RS)

Fonte:
Agência Nacional das Águas



19/11/2013 16:36


Artigos Relacionados


Rio Paranapanema terá comitê da bacia hidrográfica em 2011

Recursos do PAC vão ajudar Rio de Janeiro a recuperar bacia hidrográfica

Integração Nacional investirá R$ 64,6 mi na revitalização da bacia hidrográfica do Rio Paratibe

Eleito novo comitê da bacia hidrográfica do Alto Tietê

LUZIA TOLEDO QUER CRIAR O COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE

Cabral apresenta documento sobre gerenciamento dos recursos hídricos na bacia amazônica