ANA define regras para uso de água em municípios do Nordeste
A Agência Nacional de Águas (ANA) definiu um calendário com restrições para a retirada de água do rio Piranhas-Açu e dos açudes Curema e Mãe d’Água, que atualmente estão com 34,4% e 33,2% da capacidade de armazenamento de água, respectivamente, por causa da forte seca que o Semiárido enfrenta este ano.
A partir de 7 de outubro, os municípios de Coremas, Pombal, Cajazeirinhas e Paulista, na Paraíba, só podem retirar água para praticar qualquer atividade produtiva, como irrigação e piscicultura, às segunda, quartas e sextas-feiras, no horário da Tarifa Verde.
Já os municípios de São Bento, na Paraíba, e Jardim Piranhas e Jucurutu, no Rio Grande do Norte, só podem retirar água do rio Piranhas-Açu às terças e quintas-feiras e aos sábados, também no horário da Tarifa Verde.
A ANA vem monitorando a situação do rio e dos açudes e poderá alterar as regras, se necessário.
A Agência Nacional de Águas alerta os irrigantes da região sobre a necessidade de economizar água e luz, irrigando a plantação com os métodos mais eficientes. A irrigação por inundação, por exemplo, gasta mais água do que o necessário. Por isso, deve ser substituída. A Agência também pede que os irrigantes observem os horários mais adequados e não irriguem entre 11 horas da manhã e cinco da tarde, pois, neste período, muita água é perdida por evaporação. A ANA alerta ainda para que nenhum novo tipo de cultura seja iniciada no período da seca, sob pena de não haver água suficiente.
Fonte:
Agência Nacional de Águas
10/10/2013 18:27
Artigos Relacionados
Conab define regras para produtores de cana do Nordeste obterem benefício
CCJ aprova substitutivo que define regras para criação de novos municípios
Mozarildo pede aprovação de projeto que define regras para a criação de municípios
Sai lista de municípios de Minas e do Nordeste beneficiados com abastecimento de água
MME define regras para gás natural
SP define regras para remuneração por desempenho