Mozarildo pede aprovação de projeto que define regras para a criação de municípios



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (19), a aprovação de projeto de lei que estabelece novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

A proposta, substitutivo (SCD 98/2002) ao Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS 98/2002) de sua autoria, foi aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Em seu pronunciamento, Mozarildo, ao pedir o apoio da Casa para a aprovação da matéria, explicou que sua proposta, ao contrário do que tem sido divulgado pela imprensa, visa moralizar a criação de municípios, uma vez que traz uma série de exigências como por exemplo a elaboração de estudo de viabilidade municipal e consulta prévia, via plebiscito, às populações dos municípios envolvidos.

— Ao contrário do que dizem  alguns órgãos imprensa, nosso projeto é moralizante, e não representa um escancaramento de porteira para criação de novos  municípios — disse.

Mozarildo agradeceu ainda a aprovação, em Plenário, do projeto de lei que cria a Política Nacional de Defesa e de Desenvolvimento da Amazônia Legal e da Faixa de Fronteira (PLS 380/12). A proposta, que teve aprovação unânime, foi fruto do trabalho da Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira, que funcionou no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e foi presidida pelo parlamentar.



19/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede a aprovação de projeto que regula criação de municípios

Mozarildo comemora aprovação na Câmara de regras para criação de municípios

Mozarildo pede urgência em votação de novas regras para criação de municípios

Mozarildo volta a pedir votação de projeto que cria regras para criação de municípios

CCJ aprova substitutivo que define regras para criação de novos municípios

Mozarildo defende novas regras para criação de municípios