ANA fará avaliação nacional da qualidade das águas



A Agência Nacional de Águas (ANA) inicia, quarta-feira (30), em Brasília (DF), uma ação nacional para avaliar a qualidade das águas brasileiras. O objetivo é orientar a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental nos rios e reservatórios de água. Durante o evento, será realizado, também, o lançamento do Portal da Qualidade das Águas, ferramenta que consolida informações disponíveis nas estações de monitoramento da ANA e de parceiros estaduais.

A intenção da agência é ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil por meio de cooperação com todos os estados brasileiros, representados pelos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e de meio ambiente. Atualmente dez estados (Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Paraná e Roraima) já assinaram o Termo de Cooperação para participarem da iniciativa. 


Segundo levantamento da ANA, dos pontos de monitoramento existentes no País, 10% apresentam qualidade ótima, 70% boa, 12% regular, 6% ruim e 2% péssima. A rede que abriga tais informações é composta por 3,3 mil estações que monitoram a qualidade das águas em todo o Brasil. Desse total, 1.429 estações são de responsabilidade da agência e o restante fica a cargo dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos.

Fonte:
ANA

 

 Saiba mais sobre a água no Portal Brasil.



30/06/2010 13:03


Artigos Relacionados


Rede nacional irá monitorar qualidade das águas

Agência Nacional de Águas promove Corrida e Caminhada das Águas 2010

Selecionada entidade que fará avaliação de programa do biodiesel

Caminhoneiro que circular na Anhangüera fará avaliação visual

Meirelles fará avaliação das políticas monetária, creditícia e cambial

Estado fará melhorias em outras rodovias do Circuito das Águas Paulista