Ana Rita comemora lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo



A senadora Ana Rita (PT-ES) comemorou, em discurso nesta quarta-feira (28), o lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), lançado na semana passada pela presidente da República, Dilma Rousseff, e que tem objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para implantação da política de educação do campo.

O Pronacampo, explicou Ana Rita, baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Entre as mudanças previstas está a educação contextualizada, que promoverá a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades, com a utilização de livros voltados para a realidade do campo, distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro Didático.

Um dos objetivos, continuou Ana Rita, é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda. O programa atenderá escolas rurais e quilombolas, e oferecerá cursos de qualificação profissional e escolarização a jovens agricultores. Segundo dados do governo federal, disse a senadora, 23,18% da população com mais de 15 anos que vive no campo são analfabetos, e 50,95% não concluíram o ensino fundamental. Serão mais de três milhões de beneficiados, salientou.

- Pela primeira vez, nosso governo está reconhecendo a diferenciação de tratamento que é exigida para o povo que vive no campo – disse Ana Rita.

O Pronacampo também prevê a construção de três mil escolas, todas adaptadas à realidade de cada região, a melhoria do transporte escolar, com a compra de oito mil ônibus, duas mil lanchas e 180 mil bicicletas, além de instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014. Prefeituras e governos estaduais poderão aderir às ações do Pronacampo por meio de edital, disse a parlamentar.

Reforço

Ana Rita disse ainda que as ações do Pronacampo serão reforçadas por outros programas já em vigor. O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.

Para reforçar a formação de professores, serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) expandirá 200 polos para atender os professores do campo e serão destinados recursos de apoio à manutenção dos polos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola

Para desenvolver a educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, o governo federal pretende expandir a oferta de cursos voltados ao desenvolvimento do campo nos institutos federais. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.

- O Pronacampo, juntamente com outros programas do governo federal, tornará o campo um lugar com qualidade para os agricultores criarem seus filhos – afirmou Ana Rita.



28/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita comemora lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar

Ana Rita comemora sucesso da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Ideli comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação

Roseana comemora lançamento do Programa Territórios da Cidadania

Marcelo Crivella comemora lançamento de programa habitacional

JUCÁ COMEMORA LANÇAMENTO DE "PROGRAMA AVANÇA BRASIL"