Ana Rita defende votação do Estatuto da Juventude
A senadora Ana Rita (PT-ES) defendeu em Plenário nesta quarta-feira (13) a aprovação, ainda este ano, do PLC 98/2011, conhecido como o Estatuto da Juventude, que trata dos direitos, princípios e diretrizes das políticas públicas para os jovens, além do estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude.
A parlamentar apontou o consumo e o tráfico de drogas; a violência no trânsito; e a impunidade, com baixa solução de crimes, como as principais situações que condenariam os jovens "à morte e ao extermínio".
Ana Rita também descreveu o perfil das vítimas, além de jovens, entre 15 e 19 anos, na maioria são negros e de baixa renda.
- Quando a família, as instituiuções públicas e religiosas não cumprem seu papel, quando faltam boas referências aos jovens, o tráfico assume esse lugar - afirmou.
A senadora apresentou dados que apontam que de cada três mortos por armas de fogo no país, dois são jovens até 29 anos. Ela ainda citou dados especificos do seu estado, o Espírito Santo, onde no ano passado mais de 1.600 jovens foram assassinados; e nos últimos 12 anos, acrescentou Ana Rita, foram mais de 20 mil homicídios.
- Os jovens sofrem condenação à morte quando são excluídos da sociedade, relegados ao esquecimento, seja por parte das políticas públicas, seja pela própria sociedade que os marginaliza - afirmou.
13/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Rita comemora aprovação do Estatuto da Juventude
Votação da Reforma Administrativa e Estatuto da Juventude é adiada
Estatuto da Juventude aguarda votação no primeiro semestre
Votação do Estatuto da Juventude é prioridade para Renan
Adiada votação de projetos sobre Estatuto da Juventude e Ato Médico
Votação do Estatuto da Juventude deve ocorrer na próxima semana