Ana Rita exalta mobilidade social registrada nos últimos anos



Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), a senadora Ana Rita (PT-ES) disse que a intensa mobilidade social registrada atualmente no Brasil é decorrente das políticas públicas de redução da pobreza adotadas pelo governo nos últimos anos.

Segundo ela, ninguém consegue negar as mudanças que ocorreram “a olhos vistos”, diante do impacto do crescimento econômico associado a uma efetiva política de distribuição de renda. Isso serviu, acrescentou, para que as famílias já beneficiadas pela estabilidade econômica e o acesso ao crédito fossem em busca da casa própria.

A senadora disse que comportamento semelhante foi observado em outras famílias que não tinham perspectiva de ascensão social, mas que, beneficiadas por programas educacionais como o Prouni, passaram a acalentar o sonho de ver seus filhos com diploma de ensino superior.

A mobilidade social, disse Ana Rita, pode ser constatada em pesquisa recente da empresa de crédito Cetelem BGN, que apontou que 63 milhões de brasileiros alteraram sua capacidade de consumo entre 2005 e 2011.

A senadora disse ainda que está havendo uma “metamorfose” da classe trabalhadora brasileira. Segundo ela, setores lançados historicamente na exclusão, subemprego e salários “de fome” estão sendo incluídos no mercado de trabalho formal, recebendo salários mais elevados e tendo acesso ao crédito e a possibilidades de consumo.

– Continuam trabalhadores e agora têm o desafio de adquirir também a consciência de classe trabalhadora, se organizar sindicalmente, adquirir uma consciência política e um nível cultural cada vez melhores. Por isso, não nos agrada falar de classe média, até porque, como sabemos todos, ainda há muito que melhorar em termos de emprego, salários e capacidade de consumo – afirmou.



04/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Desembolsos na área social aumentam nos últimos três anos no BNDES

Ana Rita exalta importância do cooperativismo para o desenvolvimento

Ana Rita saúda eleição de Graziano para dirigir a FAO e exalta combate à pobreza no Brasil

Ana Rita comemora Dia do Assistente Social

Ana Rita destaca papel da assistência social no país

Ana Rita elogia comprometimento do governo com a inclusão social