Ana Rita ressalta importância da campanha Outubro Rosa




A campanha internacional de alerta e conscientização sobre o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, que teve início neste mês, foi elogiada em Plenário nesta quinta-feira (6) pela senadora Ana Rita (PT-ES). A parlamentar comemorou a decisão de seu estado, o Espírito Santo, de aderir pela segunda vez à campanha, que ilumina com luz rosa monumentos e prédios públicos.

Ana Rita explicou que a campanha, que teve início nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2002, tem o objetivo de chamar a atenção da população mas também sensibilizar o poder público para a importância de se investir em prevenção e tratamento da doença. A senadora relatou que, em Brasília, a campanha começou nessa quarta-feira (5) com a iluminação do prédio do Congresso Nacional e da Catedral, entre outros monumentos. No Espírito Santo, o outubro rosa chegou no último dia 30, com a iluminação do Palácio Anchieta.

A campanha capixaba leva o nome de "Outubro Rosa, um toque pela vida" e é organizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Ana Rita informou que durante todo o mês serão realizados eventos em várias cidades. Neste domingo (9) haverá ação global na Praça do Papa. No dia 30, uma caminhada de conscientização e no dia 31 uma missa em ação de graças na Igreja de Santa Rita, na Praia do Canto.

A senadora alertou ainda para o número crescente de casos de câncer de mama registrados no país. Segundo ela, o esse tipo de câncer mata 30 mulheres por dia no Brasil, sendo o segundo tipo mais frequente da doença e o mais comum entre as mulheres.

- Fica clara a necessidade de investimento em ações abrangentes para o controle do câncer nos diferentes níveis de atuação. Na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, na pesquisa e na gestão do Sistema Único Saúde. É preciso que o acesso aos serviços públicos de saúde seja garantido ao maior número possível de mulheres - disse a senadora.

Ana Rita ressaltou ainda que um diagnóstico ágil e um tratamento qualificado podem diminuir o impacto da doença, que tem perspectiva de até 95% de cura quando o diagnóstico é precoce. A senadora elogiou ainda o plano de ação lançado pela presidente Dilma Rousseff para fortalecer o controle do câncer de colo de útero e de mama, que terá investimento de R$ 1,2 bilhão.



06/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo ressalta importância do movimento Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama

Inácio Arruda destaca importância da Mobilização Nacional Indígena e do Outubro Rosa

Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama

Geovani Borges destaca campanha Outubro Rosa contra câncer de mama

Paim anuncia lançamento da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama

Fiocruz Brasília adere ao Outubro Rosa