Inácio Arruda destaca importância da Mobilização Nacional Indígena e do Outubro Rosa



O senador Inácio Arruda registrou, nesta terça-feira (1º), a importância de dois atos que ocorrerão ao longo da semana: a Mobilização Nacional Indígena e o Outubro Rosa.

Em relação aos índios, ele ressaltou que a denominação foi feita de forma equivocada pelos colonizadores da América que acreditavam ter chegado à Índia e lembrou que aqui já existiam diversos povos como os Tupis, os Guaranis, os Astecas, Incas e Maias.

O senador ressaltou a importância do reconhecimento e integração desses povos originários sem descartar o projeto de desenvolvimento da nação brasileira. Nesse sentido, destacou a figura do militar e sertanista Marechal Rondon que, segundo ele, sempre pensou no zelo com as tribos nativas dentro de um projeto de desenvolvimento do próprio país e não com uma ideia de enclaves ou de isolamento das tribos.

– A integração do processo de desenvolvimento das tribos nativas e de todos aqueles que aqui chegaram, é um processo comum. E atentos devemos ficar às tentativas seguidas de criar dificuldades ao nosso projeto de desenvolvimento aproveitando exatamente a necessidade de reconhecimento das tribos nativas – disse Inácio Arruda.

Outubro Rosa

Sobre o Outubro Rosa, Inácio Arruda destacou a importância de uma campanha nacional que esclareça a população em relação ao câncer de mama e estabeleça ações de combate à doença.

– O Outubro Rosa é muito bem-vindo entre nós, e vamos festejá-lo com ações concretas, objetivas do Parlamento e também do Governo brasileiro, que tem dado toda a atenção à causa da saúde da mulher em nosso País – disse.

MP da Seca

O senador registrou realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará destinada a discutir a Medida Provisória 623/2013, que trata do alívio imediato às dívidas dos pequenos agricultores, para que seja aprovada o mais rápido possível. De acordo com o parlamentar, a dívida dos pequenos produtores causam tormento não só às famílias, mas também à possibilidade de produção na Região Nordeste do Brasil.

Inácio Arruda apelou ao relator da proposta, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), para que acolha também a questão dos prodesianos que, segundo Inácio, são técnicos agrícolas e agrônomos que foram convidados pelo governo federal para adquirirem terras e começarem a produzir com financiamento do governo por  meio do programa Prodesa.

Esses técnicos foram convidados, endividaram-se, e aquilo que poderia ser uma redenção para quem estudou, para quem se envolveu, para quem se ligou à terra no nosso País passou a ser uma tragédia também familiar e social – explicou.



01/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda destaca importância de estudos e pesquisas sobre Forças Armadas, defesa nacional e segurança

Inácio Arruda destaca importância de ciclo de debates sobre a questão urbana

Inácio Arruda destaca importância de estudos e pesquisas sobre defesa e segurança nacionais

Movimento Outubro Rosa faz mobilização pela detecção precoce do câncer de mama

Ana Rita ressalta importância da campanha Outubro Rosa

Inácio Arruda registra centenário de Guimarães Rosa e homenagem a Eduardo Galeano