Ana Rita saúda realização de eventos liderados por movimentos sociais
A senadora Ana Rita (PT-ES) destacou, em discurso nesta quarta-feira (24), a realização de dois eventos liderados por movimentos sociais nos últimos dias: a Marcha das Margaridas e a mobilização da Via Campesina, ocorridos na Esplanada dos Ministérios.
Segundo Ana Rita, a marcha das mulheres mobilizou 70 mil pessoas por uma sociedade livre de opressão, violência e preconceito, agregando mulheres do campo, da cidade, da floresta, do movimento sindical, negro e indígena, entre outros segmentos da sociedade. Ela explicou que as mulheres lutam pela aprovação de projetos como a extensão da licença-maternidade dos atuais 120 dias para 180 dias e a participação paritária nos partidos, por meio de uma reforma política.
Já os camponeses cobram reforma agrária, uma solução para o endividamento dos agricultores e a aprovação de um novo Código Florestal que atenda aos anseios dos trabalhadores rurais. Todos esses projetos estão em discussão no Congresso, informou.
- Se não fosse essa mobilização popular, o Senado e a Câmara não teriam projetos tão importantes na pauta. O que está na nossa pauta é fruto da reivindicação do nosso povo. Os movimentos sociais cumprem o papel de fazer a ponte entre as demandas da sociedade e o Parlamento e Executivo - afirmou.
24/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon saúda movimentos espontâneos da sociedade contra corrupção
Criminalização dos movimentos sociais em debate na CDH
Lançada cartilha dos movimentos sociais
Movimentos sociais se organizam para atuar na Rio+20
Criminalização de movimentos sociais é tema de audiência na CDH
Sarney: 'Criminalizar os movimentos sociais não resolve'