ANA vai selecionar projetos de apoio aos comitês dos rios Paranaíba e Piranhas Açu
A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou dois editais para selecionar, no dia 1º de fevereiro, um projeto de uma Organização da Sociedade de Interesse Público (Oscip) para o desenvolvimento de atividades de apoio às ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e outro projeto para desenvolver as mesmas atividades para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. Os dois editais foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (16).
Os centros de apoio a serem desenvolvidos pelas Oscips selecionadas atuarão como assessorias administrativas dos respectivos comitês por um período previsto de três anos e devem executar atividades como organização interna, planejamento das atividades do comitê, comunicação e mobilização social, capacitação de gestores e organização de eventos.
A Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba possui área de drenagem de 222.767 km², abrangendo parte dos estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul. A nascente do Rio Paranaíba está no município de Rio Paranaíba, na Serra da Mata da Corda. O rio percorre cerca de 1.160 km até sua foz, no encontro com o Rio Grande, onde está localizada a hidrelétrica de Ilha Solteira.
A população da região do CBH do Paranaíba é de cerca de 8,5 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 92% se concentram em áreas urbanas. A ocupação abrange 193 municípios distribuídos pelos três estados da bacia e o DF. A maior parte da população está concentrada nas regiões metropolitanas de Brasília e Goiânia, onde vivem mais de cinco milhões de habitantes, quase 70% dos residentes.
A Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu possui uma área total de drenagem de 43.681,5 km², sendo 60% na Paraíba e 40% no Rio Grande do Norte. Dos 147 municípios abrangidos pela Bacia do Piranhas-Açu, 102 são paraibanos e 45 potiguares, totalizando mais de 1,3 milhão de habitantes.
Em termos sócio-econômicos, a bacia é fundamental para os dois estados porque nela estão localizados o sistema paraibano de reservatórios Curema-Mãe D’Água, com capacidade de armazenamento de 1,35 bilhões de metros cúbicos, e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, que pode armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Para mais informações acesse o site da ANA.
Fonte:
ANA
20/12/2010 16:15
Artigos Relacionados
Comissão da Verdade busca apoio em comitês de direito à memória sobre o período da ditadura
Prêmio vai selecionar projetos que busquem melhorar o SUS
Edital de cinema vai selecionar 40 projetos de audiovisual brasileiros
Programa da Capes de apoio a eventos começa a selecionar propostas para 2012
Ciência e Tecnologia vai selecionar projetos para inclusão social
Comissões vão selecionar projetos que devem ter tramitação prioritária no Senado