Anac anuncia medidas para aeroportos no período de férias



A Secretaria de Aviação Civil (SAC) divulgou na segunda-feira (4) ações para assegurar a normalidade das operações do transporte aéreo no período de alta estação. Durante as férias de julho, a expectativa é de um crescimento de 14% no trânsito de passageiros.

O governo reforçou com as companhias aéreas brasileiras o compromisso para a redução do tempo de espera para o check-in e para o resgate de bagagens. Entre as iniciativas estão, por exemplo, o aumento das equipes em horários de pico. 

O reforço na fiscalização também é uma promessa para o período: a Anac afirma que vai monitorar com mais rigor a aplicação das regras de apoio aos passageiros, não somente nos casos de preterição de embarque, entre eles o overbooking, mas também em cancelamentos e atrasos. 

O uso de internet grátis nos principais aeroportos também está previsto até o dia 20 de julho, conforme já havia sido anunciado pelo governo federal. O serviço, afirma a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), será disponibilizado aos passageiros, de forma experimental, nas salas de embarque dos aeroportos. Inicialmente, o serviço estará disponível em Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Galeão (RJ), pelo período de 15 minutos. O número de cidades e o tempo de acesso serão expandidos ao longo deste ano.

A secretaria também determinou a Criação dos Centros de Gestão Aeroportuária — salas equipadas com ferramentas tecnológicas para minimizar possíveis conflitos no ambiente aeroportuário e a solucionar problemas em curto espaço de tempo. Contam com representantes da Infraero, Anac, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e empresas aéreas. 

Hoje, as salas já estão em funcionamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e de Brasília (DF). Até o início do mês de agosto, estão previstas novas implantações desses Centros em Confins (MG), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).


Ajuda a passageiros

Os serviços de apoio aos passageiros também serão mantidos e reforçados no período, segundo a Anac. As equipes do “Posso ajudar?” – empregados das áreas de Operações e Comunicação da Infraero, usando coletes amarelos — reforçam as informações e orientações aos passageiros. Cerca de mil funcionários circulam nos principais aeroportos da rede, auxiliando principalmente quem viaja pela primeira vez. O serviço funciona 24 horas nos aeroportos que funcionam em período integral.

Também continuam funcionando por 24 horas os Juizados Especiais que funcionam nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. As unidades têm como função solucionar eventuais conflitos relacionados a viagens, como preterição, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagens, falta de informação, entre outros.

Além dos balcões de atendimento, para registrar manifestações os passageiros devem entrar em contato com a ouvidoria da Infraero (0800-727-1234) e com o “Fale com a ANAC” (0800-725-4445).


Fonte:
Anac

 

05/07/2011 15:49


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