Anac assina acordo de ação integrada com a Polícia Federal
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assina nesta quarta-feira (2), em Brasília, acordo que proporcionará ao Departamento de Polícia Federal (DPF) acesso a informações sobre aeronaves e tripulação de maneira mais rápida e segura, com objetivo de facilitar investigações. Pelo acordo, a Anac também se beneficiará com o acesso a banco de dados de passaportes e auxílio nas ações de fiscalização e apreensão de aeronaves.
Segundo a agência, a medida significa um passo importante para intensificar o combate ao contrabando, ao narcotráfico e a voos irregulares no espaço aéreo brasileiro. O acordo está sendo firmado pelo presidente em exercício da Anac, Cláudio Passos Simão, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. Os contatos para formalizar a cooperação foram de iniciativa da PF, movida pela necessidade de informações do setor.
Acordo com Receita visa controle de aeronaves privadas
Outro acordo será assinado este mês com a Secretaria da Receita Federal para controle de entrada e saída de aeronaves privadas estrangeiras no país de voos não remunerados. O acordo permitirá à Anac o acesso, com maior aproveitamento de recursos humanos e financeiros , à base de dados de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Em contrapartida, a Receita terá acesso ao banco de dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), relativo à propriedade e operadores de aeronaves, o que, eventualmente, poderá garantir créditos de titularidade da União.
A medida irá dinamizar a fiscalização por parte da Anac sobre operações irregulares de aeronaves estrangeiras assim como garantirá uma base de dados mais confiável no que diz respeito aos tripulantes, empresas e organizações em geral que atuam na atividade de aviação civil.
Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil
02/03/2011 16:52
Artigos Relacionados
PFL questiona e critica ação da Polícia Federal
Polícia Federal dá apoio à ação contra o abigeato
Google assina acordo com Ministério Público Federal
Juvêncio condena ação da Polícia Federal em hospital do Pará
Secretaria da Pessoa com Deficiência assina acordo com Governo Federal
Secretaria da Pessoa com Deficiência assina acordo com Governo Federal