Anac convoca empresas aéreas para apresentarem propostas de voos durante a Copa do Mundo



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta sexta-feira (6) os procedimentos para definição da malha aérea no período da Copa do Mundo - entre o dia 6 de junho de 2014 a 20 de julho de 2014. As companhias aéreas terão até o próximo dia 20 para apresentar à Anac a solicitação para alteração ou inclusão de seus horários de partidas (slots*) para voos regulares, tendo como base a malha vigente no período de 13 de junho a 13 de julho deste ano, fator que leva em conta a sazonalidade da malha aérea. Essa malha de referência será divulgada no sítio eletrônico da Anac

A redefinição da malha de voos regulares no período do Mundial é necessária para atender a demanda específica para o evento. Por essa razão, a Anac vai coordenar a distribuição de slots em 25 aeroportos, dos quais 12 nas cidades-sede e outros 13 localizados até 200 quilômetros de distância dessas cidades. A coordenação desses 25 aeroportos vai variar de acordo com a data de realização dos jogos em todas as fases da Copa. Consulte abaixo o período de coordenação dos 25 aeroportos.

 Depois que as empresas aéreas que voam malhas regulares submeterem suas propostas para o período de Copa do Mundo, as solicitações serão analisadas pela Agência, que divulgará o resultado final da alocação de slots até o dia 15 de janeiro de 2014. A análise levará em conta o número de alterações ou inclusões apresentado por cada companhia, sendo o objetivo principal a alocação de todos os voos, desde que haja capacidade.

As empresas que não tiverem um determinado pedido de slot contemplado sempre poderão optar por alternativas apresentadas pela Anac quando não se tratar de um aeroporto plenamente ocupado. Ou seja, sempre que houver infraestrutura para o processamento do voo e o horário solicitado não estiver disponível, a Agência oferecerá outras opções.

A partir de 16 de janeiro, terá início o processo de alocação de slots para voos não regulares para cobertura do período dos jogos da fase de grupos (1ª fase) do Mundial, cujo calendário já estará definido.  A partir dessa data, as empresas também poderão fazer modificações, sempre de acordo com a disponibilidade.

No dia 24 de junho de 2014, será aberto prazo para solicitação de slots para voos não regulares para a fase eliminatória, tendo em vista que a definição desses jogos dependerá da fase anterior. A ANAC informa que, nessa fase, as companhias poderão alterar voos com 24 horas de antecedência, desde que comuniquem aos passageiros e prestem a eles a assistência devida pela Resolução nº. 141/2010.

Os procedimentos para solicitação de slots para aviação geral nos 25 aeroportos coordenados serão divulgados posteriormente, tendo em vista que essa demanda é observada apenas em data próxima ao início do evento, assim como aconteceu na Copa das Confederações realizada em junho passado.

Com o fim do Mundial, volta a valer a malha vigente atualmente

 Durante o período da Copa, em intervalo de data a ser posteriormente definido, as empresas aéreas também participarão diariamente do Centro de Controle e Coordenação, onde também estarão presentes representantes de órgãos públicos ligados às operações aéreas e aeroportuárias.

* Slots (horários de partidas em aeroportos que operam no limite de sua capacidade, ou seja, em aeroportos coordenados)

Fonte:
 Agência Nacional de Aviação Civil



06/12/2013 16:29


Artigos Relacionados


Anac suspende voos da Noar Linhas Aéreas

Para Anac, companhias aéreas tem tripulação e voos suficientes para enfrentar dezembro

Anac pode ser obrigada a manter 'portal' para queixas contra empresas aéreas

Brasil terá 1.973 novos voos para Copa do Mundo

CDR analisa proposta que pune empresas aéreas por atraso ou cancelamento de vôos

Mesquita Júnior critica Anac e empresas aéreas