Anatel fiscaliza restauração dos serviços de telefonia no RJ e anuncia serviços disponíveis



Equipes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram deslocadas para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, principais áreas afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro, onde verificam as providências das prestadoras para o restabelecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel. Os fiscais da Anatel acompanham as atividades desde a última quarta-feira (12). 

Segundo a agência, as equipes do órgão trabalham em contato permanente com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades municipais, para conseguir identificar as necessidades mais urgentes. No Rio de Janeiro, outras equipes da Anatel acompanham os trabalhos em centros de controle de redes das empresas.

As principais dificuldades na recuperação da infraestrutura, esclarece a Anatel, são na impossibilidade de acesso a diversas áreas a falta de energia elétrica e a continuidade das chuvas na região, o que causa novos deslizamentos. 

Ainda de acordo com a agência, até o momento não há previsão de prazo para a que os serviços de telecomunicações voltem ao normal. Algumas operadoras adiantaram, no entanto, que devido aos estragos em seus cabos de fibras ópticas, centrais de comutação e sites do serviço móvel, podem ser necessários até 90 dias para esse trabalho.


Serviços à disposição da população

Segundo a Anatel, a concessionária Oi, que atua na região, assumiu uma série de compromissos para garantir a comunicação entre os moradores das áreas atingidas e seus parentes. Entre as medidas, está a liberação de todos os orelhões próximos a escolas, prefeituras e hospitais para uso gratuito dos moradores.

Outra medida da concessionária foi disponibilizar 35 mil aparelhos gratuitos para acesso emergencial provisório para os clientes que estão sem telefone fixo em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava. As chamadas feitas para as linhas afetadas serão encaminhadas, por meio do serviço Siga-me, para os acessos provisórios emergenciais. Dessa forma, os clientes poderão ser localizados em seus números originais.

Além disso, a concessionária se comprometeu a ceder terminais fixos para a Força Nacional e Defesa Civil, além de acesso em banda larga para os Bombeiros em Teresópolis, e um 0800, em Nova Friburgo, para a Defesa Civil. Também foram instalados terminais em locais indicados pela Defesa Civil para serem utilizados pelos moradores que estão em abrigos e alojamentos em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava.

Outro compromisso firmado pela OI, e disponível aos moradores da região, é o de manter uma lan house em Nova Friburgo, uma em Teresópolis e uma em Petrópolis — todas equipadas também com telefones para comunicação de voz.


Fonte:
Anatel



17/01/2011 18:31


Artigos Relacionados


Anatel recebeu 1,87 milhão de reclamações sobre serviços de telefonia, internet e TV em um ano

Anatel exige de concessionárias de telefonia maior divulgação de planos de serviços

Anatel lança estudo sobre tarifas da telefonia fixa e prestadoras de serviços de telecomunicações

Flexa Ribeiro registra debate da Anatel sobre reversibilidade de bens nos serviços de telefonia

Licitação entre operadoras de telefonia móvel vai gerar qualidade de serviços e menores preços, diz conselheiro da Anatel

Mozarildo anuncia ação contra a Anatel pela má qualidade dos serviços de internet e celular em RR