Anatel publica novos valores dos planos básicos da telefonia fixa



A Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel ) divulgou nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa. Os novos valores foram corrigidos pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e deverão ser divulgados pelas concessionárias 48 horas antes de serem aplicados.

Para a Telefônica,a  CTBC Telecom e a Sercomtel, foi utilizado para o cálculo o período de julho de 2010 a julho de 2011. Para a Oi e a Embratel, o período foi de julho de 2010 a agosto de 2011.

O IST registrou variação inferior a de outros índices, como o IGP-DI (Índice Geral de Preços) e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O reajuste máximo da cesta local (composta pela assinatura básica e valor do minuto local) e da longa distância nacional ficou em 1,954% para Telefônica, CBC Telecom e Sercomtel. Para a Oi e a Embratel, o valor de reajuste máximo ficou em 1,969%.

A Anatel utiliza um fator de produtividade na fórmula do reajuste dos valores dos planos básicos. Esse fator, denominado Fator X, é o ganho advindo da utilização de novas tecnologias e novas metodologias de produção na telefonia fixa e que, pela regulamentação da Anatel, é em parte compartilhado com o usuário.

O Fator X para a Telefônica, CTBC e Sercomtel foi de 0,03284 e o da Oi e Embratel foi de 0,03591.

A Anatel decidiu atualizar para R$ 0,125 o valor do crédito para telefones públicos. O cartão indutivo de 20 créditos para uso em "orelhões", por exemplo, passar a custar R$ 2,50, com impostos e contribuições sociais.

Para os serviços locais, as concessionárias Oi e Telefônica propuseram reajuste linear para todos os itens (assinatura e minutos). As propostas da CBTC Telecom e da Sercomtel mantiveram inalterados os valores das assinaturas e solicitaram reajuste de 10,68% no valor do minuto.

 

Fonte:
Anatel



22/12/2011 19:04


Artigos Relacionados


Valores dos planos básicos de telefonia fixa são reajustados

Anatel publica extratos dos contratos de concessão da telefonia fixa

Anatel publica norma sobre telefonia fixa no Diário Oficial

Anatel realiza audiência pública sobre universalização do serviço de telefonia fixa

Anatel prorroga consulta pública para novo plano de metas da telefonia fixa

Anatel realiza audiência pública nesta segunda sobre qualidade da telefonia fixa