Valores dos planos básicos de telefonia fixa são reajustados



As novas tarifas, que incluem valores de assinaturas, minuto para ligações e serviços como instalação, foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações

 

Os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa nas modalidades Local e Longa Distância Nacional, aprovados na última quinta-feira (31) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (5). O aumento varia de empresa para empresa, mas, em geral, será de cerca de 0,5%.

Os clientes das operadoras Telefônica/Vivo, CTBC e Sercomtel terão as contas reajustadas em 0,568% para chamadas locais e de longa distância. O aumento dos planos da Telemar/Oi será 0,553%. No caso da Embratel, o reajuste, de 0,554%, abrange apenas as ligações de longa distância.

As novas tarifas foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que teve variação de 5,144% entre agosto de 2011 e outubro de 2012. Sobre esse índice é aplicado o Fator X, que reflete o ganho de produtividade das operadoras, e é compartilhado com os usuários, resultando na diminuição do índice de reajuste.

De acordo com a Anatel, as concessionárias devem dar ampla divulgação aos novos valores em jornais de grande circulação 48 horas antes de praticá-los.

Clique aqui para ver as tabelas com as novas tarifas.

 

Telefone popular