Andres contesta critérios para reducação das delegacias regionais
O deputado Valdir Andres (PPB) contestou, durante reunião da Comissão de Serviços Públicos, os critérios do Executivo gaúcho para reduzir o número de delegacias regionais de polícias no interior e na região metropolitana.
"Acredito que os critérios utilizados pelo governo foram políticos, pois 90% dos municípios que mantiveram ou ganharam delegacias têm prefeitos ou deputados vinculados ao PT", disse. A Comissão ouviu as explicações do Chefe de Polícia, José Antônio Araújo sobre a mudança no mapa da Polícia Civil e a manifestação contrária de prefeitos que tiveram delegacias regionais fechadas.
Andres observou que não foram verificados os aspectos geográficos e populacional dos municípios atingidos pelo decreto estadual. O parlamentar citou o exemplo da delegacia regional de Santo Ângelo que prestava importantes serviços à região das Missões e o seu fechamento está trazendo prejuízos a comunidade.
"Essa atitude do governo é uma verdadeira operação desmonte da segurança pública", declarou Andres. O vice-prefeito de Santo Ângelo, Montalverne Pereira Beltrão, lembrou que o município também está perdendo a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e o Comando da Brigada Militar.
02/22/2001
Artigos Relacionados
SENADORES REAGEM A DECISÃO DO BC DE FECHAR DELEGACIAS REGIONAIS
Vivian defende reavaliação do fechamento das delegacias regionais
Delegacias regionais vão decidir sobre concessão de rádios comunitárias
Comissão de Serviços Públicos debaterá redução das delegacias regionais no RS
SUGESTÃO DE PAUTA/Comissão de Serviços Públicos debaterá redução das delegacias regionais no Estado
CCJ vota critérios para políticas regionais