Aneel abre audiência pública sobre interligações internacionais



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abre nesta quinta-feira (24) o prazo para envio de contribuições para a Audiência Pública nº. 014/2011, que apresenta proposta de regulamentação das instalações de transmissão de energia elétrica destinadas às interligações internacionais, conforme disposto na Lei nº. 12.111/2009. Interessados em participar têm até o dia 28 de abril para enviar contribuições para o e-mail: [email protected].

A lei prevê, entre outros, que as instalações de transmissão de energia elétrica destinadas a interligações internacionais outorgadas a partir de 1º de janeiro de 2011 e conectadas à rede básica serão objeto de concessão de serviço público de transmissão, mediante licitação na modalidade de concorrência ou leilão, precedida por Tratado Internacional. 

A proposta de resolução também estabelece parâmetros de equiparação entre instalações que não passaram por processo licitatório e aquelas que forem licitadas, inclusive no caso das receitas. A Receita Anual Permitida (RAP) para os concessionários dos futuros ativos será resultante da concorrência ou leilão. No caso das existentes, a ideia é que a RAP seja calculada a partir de um referencial regulatório compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e do retorno sobre o capital prudente. 

A norma aborda ainda outros pontos, como o adicional de tarifas de uso específico calculado para essas instalações. 

Os documentos sobre o tema, inclusive a minuta da resolução, estarão disponíveis a partir de 24 de março, na página da Aneel na internet.

 

Fonte:
Aneel



23/03/2011 15:46


Artigos Relacionados


Aneel abre audiência pública sobre regulamentação do Encargo de Conexão

Aneel abre consulta pública sobre ouvidorias

Aneel reabre audiência pública sobre revisão tarifária de cooperativas

CMA realizará audiência pública sobre águas Internacionais

Audiência pública da Aneel recebe sugestões sobre fornecimento de energia a povoados isolados

Diretor-geral da Aneel participa de audiência pública da CI