Aneel aprova reajuste de tarifa em Piratininga
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19), em reunião pública de diretoria, o reajuste tarifário anual da Companhia Piratininga de Força e Luz S.A (CPFL Piratininga). Em média, a tarifa deve subir 5,66%.
As novas tarifas entram em vigor no próximo dia 23 de outubro e já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no termo aditivo aprovado pela Aneel na reunião de diretoria de fevereiro deste ano. A tabela com os novos índices de acordo com a classe de consumo está disponível no site da Aneel.
Os percentuais de reajuste refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, custos com aquisição de energia e aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos sistemas elétricos instalados principalmente na região Norte do país, e não integrantes do Sistema Interligado Nacional.
Ao calcular os índices, a agência avalia a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Fonte:
Aneel
19/10/2010 17:34
Artigos Relacionados
Aneel aprova reajuste de 7,35% para tarifa de energia em Resende (RJ)
Aneel aprova reajuste médio de 7,67% na tarifa de energia para 129 municípios de Tocantins
Aneel fixa reajuste da Tarifa Atualizada de Referência
Aneel autoriza reajuste de tarifa em Novo Horizonte (SP)
Aneel publica reajuste de Tarifa de Energia de Otimização
Ciro Nogueira protesta contra reajuste da Aneel na tarifa de energia elétrica