Aneel fixa reajuste da Tarifa Atualizada de Referência



A Tarifa Atualizada de Referência (TAR) utilizada no cálculo da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) para geração hidrelétrica foi fixada em R$ 79,87/MWh (reais por megawatt-hora) a partir de 1º/01/2014. A decisão foi tomada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na reunião de hoje (19/11).

O Decreto n° 3.739, de 2001, estabeleceu a criação da TAR, que multiplicada pelo montante da energia de origem hidráulica efetivamente verificada (em MWh), gera o valor total da energia produzida para fins da compensação financeira. De acordo com a Lei n° 7.990, de 1989, a compensação financeira é destinada aos Estados e Municípios pelo aproveitamento de seus recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica.

A Resolução n° 66, de 2001, estabeleceu que a TAR deve ser reajustada anualmente com base em indicador econômico ajustado às especificidades dos serviços de energia elétrica a ser determinado pela ANEEL.

O novo valor da TAR, com vigência até 31/12/14, terá impacto sobre os recursos que serão pagos pelas geradoras de energia elétrica à União, a 21 estados, ao Distrito Federal e a 634 municípios como compensação financeira pelo alagamento de áreas destinadas a usinas hidrelétricas.

Fonte:
 Agência Nacional de Energia Elétrica



19/11/2013 18:55


Artigos Relacionados


Aneel aprova reajuste de tarifa em Piratininga

Aneel autoriza reajuste de tarifa em Novo Horizonte (SP)

Aneel publica reajuste de Tarifa de Energia de Otimização

Aneel aprova reajuste de 7,35% para tarifa de energia em Resende (RJ)

BC eleva a projeção de reajuste de tarifa de eletricidade e reduz a de telefonia fixa

Aneel aprova reajuste médio de 7,67% na tarifa de energia para 129 municípios de Tocantins