Aneel autoriza modernização de usina no Paraná



A Usina Termelétrica Figueira, outorgada à Copel Geração e Transmissão S.A, foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a modernizar suas instalações. De acordo com a decisão tomada na reunião da diretoria, na última terça-feira (9), poderão ser instalados uma nova unidade geradora de 20 megawatts (MW) e demais equipamentos auxiliares, além da desativação das unidades geradoras atualmente em operação, na usina localizada no município de Figueira, no estado do Paraná.

A UTE Figueira, atualmente com potência instalada de 20 MW, é constituída por duas unidades geradoras que utilizam carvão mineral como fonte energética. A Copel entrou com o pedido na Aneel alegando que a usina tornou-se ineficiente devido ao tempo de uso dos equipamentos.

Segundo a empresa, a usina apresenta um rendimento médio da ordem de 14,24%, alto consumo de água para o resfriamento das unidades geradoras e, além disso, não consegue atender a legislação ambiental, principalmente quanto às emissões de dióxido de enxofre.

 

Fonte:
Aneel



10/08/2011 16:28


Artigos Relacionados


Aneel autoriza instalação de usina eólica no Ceará

Aneel autoriza desapropriação de área para a Usina de Jirau

Aneel libera operação comercial da usina Foz do Chapecó

Aneel aprova estudos de viabilidade da Usina Hidrelétrica Castelhano

Modernização da Usina Piratininga substitui energia elétrica por gás natural

Alvaro Dias pede à Aneel suspensão de leilão da Usina de Jirau