Aneel autoriza reajuste tarifário de 7,91% para distribuidora de SP



A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião pública o reajuste tarifário anual da distribuidora paulista Bandeirante Energia S/A. Em média, os consumidores da empresa pagarão 7,91% a mais pelo serviço. A reunião aconteceu na última terça-feira (5).

As novas tarifas da Bandeirante entrarão em vigor no dia 23 de outubro.  Os valores já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no termo aditivo aprovado Aneel em fevereiro deste ano.

Entre outros fatores, os percentuais de reajuste da distribuidora refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos sistemas isolados, os sistemas elétricos instalados principalmente na região Norte do país e não integrantes do Sistema Interligado Nacional.

Ao calcular os índices, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Os novos índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores, de acordo com a classe de consumo, estão disponíveis para consulta no site da Aneel.

Fonte:
Aneel



06/10/2010 16:41


Artigos Relacionados


Aneel aprova reajuste tarifário de distribuidora do interior de SC

Aneel autoriza reajuste médio de 4,1% nas tarifas de distribuidora do RS

Reajuste tarifário de distribuidora do Acre é aprovado

Aneel mantém reajuste para distribuidora de Nova Friburgo em junho

Aneel aprova novo reajuste tarifário para distribuidoras de energia do Rio de Janeiro e Boa Vista

Aneel aprova reajuste tarifário de concessionárias do ES e da PB