Aneel: Consórcio Belo Monte deve entregar documentos na terça



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera receber, na terça-feira (13), a documentação do consórcio Norte Energia, vencedor do leilão para construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Com isso, formaliza-se a associação das empresas envolvidas na operação.

Para isso, será constituída uma sociedade de propósito específico (SPE), que ficará responsável pela construção e operação da hidrelétrica, com pelo menos 17 empresas, informou, José Ailton de Lima, diretor da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), uma das estatais que participam do projeto.

De acordo com José Ailton, esse número poderá chegar a 18, mas a entrada de mais uma empresa não está confirmada. Segundo ele, já foram definidos os percentuais de participação de cada sócio no empreendimento: União, 49,98%; fundos de pensão, 27,5%; autoprodutores (de energia elétrica), 10%, e construtores, 12,5%.

O diretor participou nesta segunda-feira (12), no Ministério de Minas e Energia, da assinatura de contratos para construção de linhas de transmissão de energia em oito estados. O prazo para entrega da documentação à Aneel termina na próxima sexta-feira (16), e o diretor-geral da agência, Nélson Hubner, confirmou que a solução do assunto está prevista para terça-feira (13).

Fonte:
Agência Brasil



13/07/2010 14:04


Artigos Relacionados


Aneel habilita consórcio vencedor de Belo Monte

Entrada da Vale deu força ao consórcio de Belo Monte, diz Tolmasquim

Trabalhadores de Belo Monte discutem proposta de consórcio e indicativo de greve

Ibama multa consórcio de Belo Monte por atraso na implantação de projetos ambientais

Belo Monte terá câmara mediadora de conflitos entre consórcio e comunidade

Consórcio de Belo Monte não está cumprindo obrigações socioambientais, denunciam municípios