Ângela Portela defende construção da Hidrelétrica Bem-Querer, em Roraima



A senadora Ângela Portela (PT-RR) defendeu em Plenário nesta quinta-feira (24) a construção da Hidrelétrica Bem-Querer, localizada no rio Branco, em Roraima, para evitar novos riscos de apagões energéticos no estado. O projeto, que integra o segundo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), irá gerar, nas duas etapas previstas para 2013-2014, 1 mil megawatts, e custará R$ 3,8 bilhões.

- Sabemos que as opções para a construção de novas hidrelétricas, mesmo na Amazônia, estão-se esgotando. Conflitos ambientais, agrários e a demarcação de terras indígenas restringem a capacidade do governo e das empresas de ampliar o parque gerador. Bem-Querer, em que pese a necessidade de estudos mais aprofundados, não é uma área de conflitos - afirmou.

A senadora explicou que recentemente o estado passou por uma crise de abastecimento como reflexo do desabastecimento ocorrido na Venezuela, o que obrigou a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte) a acionar a Usina Termelétrica de Floresta. Essa, disse a senadora, foi uma solução paliativa, que acredita que uma solução definitiva poderá ser alcançada com a construção da Hidrelétrica de Bem- Querer.

Ângela Portela informou também que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu inventário hídrico segundo o qual existem 40 pontos encachoeirados no Rio Branco com potencial de geração de energia.

Outra vantagem apontada pela senadora é a proximidade da futura hidrelétrica com a BR-174, próxima à fronteira com a Venezuela. A senadora também mencionou a construção da linha de transmissão Tucuruí-Manaus-Boa-Vista, obra em andamento, o que permitirá a conexão da hidrelétrica com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Por fim, a senadora afirmou que a população local poderá usufruir de melhores condições de vida, com a geração de emprego e renda obtidos com a construção da usina. Ela disse que boa parte da energia gerada poderá ser vendida a outros estados, e com a permanência de parte dos recursos na região poderão ser feitos investimentos em saúde, educação e em preservação ambiental. E com isso, assegurou, poderia ser obtido desenvolvimento duradouro e sustentável.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela defende instalação de usina hidrelétrica em Roraima

Ângela Portela defende construção de usinas hidrelétricas em Roraima

Ângela Portela anuncia possibilidade de antecipação das obras de hidrelétrica em Roraima

Ângela Portela defende enquadramento de servidores do Amapá e Roraima em quadro da União

CAS aprova usina hidrelétrica Bem Querer para Roraima

Angela Portela faz balanço positivo de 2013 e defende PEC que efetiva servidores de Roraima e Amapá