Angela Portela elogia a Marcha das Margaridas




Em pronunciamento no Plenário, a senadora Angela Portela (PT-RR) destacou a importância da Marcha das Margaridas, manifestação de trabalhadoras rurais de todo o país, ocorrida nesta quarta-feira (17) em Brasília. Na avaliação da senadora, a marcha é a "maior e mais abrangente mobilização das trabalhadoras rurais", que conseguiram, com o movimento, atrair a atenção das autoridades e da sociedade para a situação da mulheres no campo.

Em sua quarta edição - as anteriores ocorreram em 2000, 2003 e 2007 -, a Marcha das Margaridas reuniu cerca de 70 mil trabalhadoras do campo em uma caminhada pela região central da capital federal. A mobilização, que dura dois dias, contará ainda com um encontro com a presidente Dilma Rousseff.

A marcha ganhou este nome, explicou Angela Portela, em homenagem a Margarida Maria Alves, que presidiu o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba por quase dez anos até ser assassinada, em 1983, a mando de usineiros da região. A sindicalista ficou conhecida pela luta em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais que usaram seu nome para batizar a marcha.

A senadora registrou também que, este ano, a manifestação tem como lema o "Desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, liberdade e igualdade".

- Nessas quatro edições da Marcha das Margaridas, a plataforma política e pauta de reivindicação focalizaram questões estruturais e conjunturais, e aquelas específicas das trabalhadoras do campo e da floresta. Todas buscando a superação da pobreza e da violência, e buscando o desenvolvimento sustentável com igualdade -, ressaltou a senadora.

Angela Portela destacou também várias das conquistas das trabalhadoras rurais ao longo dos quatro anos de mobilização. Entre elas o acesso à terra, o apoio a mulheres assentadas, as políticas públicas de apoio à produção da agricultura familiar, o Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, a titulação conjunta obrigatória e a revisão dos critérios de seleção das famílias cadastradas para facilitar o acesso das mulheres à terra.

Outra vitória lembrada pela senadora de Roraima foi a campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta - uma vez que, enfatizou, é na zona rural onde se apresentam os piores indicadores de violência contra a mulher.

Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Cristovam Buarque (PDT-DF) também registraram o respeito pela mobilização das trabalhadoras rurais.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela elogia estímulo à cultura da Amazônia

Angela Portela elogia discurso de Dilma Rousseff na ONU

Ângela Portela elogia Plano de Defesa do Consumidor

Ângela Portela elogia plano de combate à pobreza extrema

Angela Portela elogia o governo por reajuste no piso nacional dos professores

Angela Portela elogia programa do governo para atenção básica à Saúde