Angela Portela elogia medidas pretendidas pelo governo para baixar custos de serviços de telecomunicações



A senadora Angela Portela (PT-RR) elogiou nesta quarta-feira (13) as intenções, anunciadas pelo governo, de reduzir o custo dos serviços de telecomunicações no país. Entre as possíveis medidas, está a redução no número de áreas de ligações DDD, ou interurbanas, da telefonia fixa, ainda em estudo pela Agência Nacional de telecomunicações (Anatel). Com a redução, as áreas poderão passar das atuais 4.200 para um número próximo das 67 nas quais se divide o serviço móvel.

- Dentro de cada uma dessas regiões, as ligações telefônicas serão cobradas como locais. Isso proporcionará uma substancial economia a todos os usuários - afirmou.

Outra medida em estudo pelo governo é o compartilhamento das redes das operadoras, cuja capacidade ociosa nas redes de fibras óticas seria automaticamente cedida a outras empresas. Segundo a senadora, a medida acirrará a competição e poderá reduzir em 30% as tarifas.

A senadora também informou que está em fase final de estudos um plano que levará as empresas a compartilharem outros equipamentos, com preços regulados pela Anatel. A medida daria a pequenas empresas a oportunidade de entrar em localidades onde não têm rede para concorrer com as empresas já instaladas.

Ainda segundo Angela Portela, o governo tem intenção de reduzir a carga tributária incidente sobre as telecomunicações, já que os tributos contribuem para as altas tarifas pagas pelo consumidor. A ação, segundo a senadora, não é simples porque o tributo com maior incidência sobre a telefonia é o ICMS, cobrado pelos estados.

- Hoje, o peso dos tributos federais incidentes sobre os serviços telefônicos limita-se a 8%. Já o ICMS fica entre 25% a 35% - afirmou a senadora, que diz ser necessária uma negociação política sobre o tema.

Para a senadora, a redução dos custos de bens e serviços que envolvem tecnologia da informação representa um avanço para a inclusão digital e, ao mesmo tempo, estimula o crescimento econômico.



13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela elogia plano de apoio à pesca lançado pelo governo federal

Angela Portela elogia programa do governo para atenção básica à Saúde

Angela Portela elogia o governo por reajuste no piso nacional dos professores

Ângela Portela pede medidas para ampliação da participação das mulheres no Parlamento

Angela Portela elogia redução da exigência de reserva legal para estados do Norte

Angela Portela elogia a Marcha das Margaridas