Ângela Portela manifesta preocupação com servidores da Assembléia Legislativa de RR



A senadora Ângela Portela (PT-RR) apelou, nesta segunda-feira (15), para que o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Chico Guerra, busque uma solução para os servidores comissionados da Assembleia Legislativa do estado. Ângela explicou que o Ministério Público de Roraima solicitou a demissão de cerca de mil funcionários comissionados que estão em situação irregular e proibiu a nomeação de novos comissionados enquanto a assembleia não realizar concurso público.

- Complica-se ainda mais a situação quando se sabe que a assembleia já realizou concurso público, em 2010. Nesse concurso, aprovaram-se 126 candidatos, que, em tese, estariam já em condições de ser nomeados – explicou.

Ângela Portela disse que é necessário avaliar não somente a situação dos servidores comissionados, mas também dos concursados ainda não nomeados. A senadora ressaltou que os comissionados prestam um relevante serviço para a assembleia e se posicionou contra uma demissão em massa.

- Devemos reconhecer que, por definição, sempre será necessário ao Poder Público contar com os servidores comissionados. Esse princípio é ainda mais válido quando se fala no Poder Legislativo – disse.

Ângela Portela afirmou que, independente da situação dos comissionados, a nomeação dos servidores concursados deve ser imediata. Ela explicou que não há impedimentos orçamentários nem funcionais para a nomeação e pediu que “sejam cumpridas as regras do jogo”.

- O concurso foi realizado e teve a sua validade reconhecida em decisão judicial. Os aprovados devem, portanto, ter seus direitos reconhecidos, assim como as sentenças devem ser cumpridas – disse.

Pronatec

Ângela Portela destacou a relevância do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o país e para o estado de Roraima. Ela explicou que, no estado de Roraima, o programa é executado pela rede estadual de ensino e pelo Senai que, segundo ela, vem buscando cumprir suas metas com entusiasmo.

- O Senai dedicou-se com entusiasmo a participar da busca de suas metas. Passou a ser, em 2011, a única instituição do ensino profissionalizante de Roraima a atender o programa logo após a sua criação. No segundo momento, a rede estadual de ensino também passou a oferecer vagas visando a contemplar o Pronatec – disse.

Em aparte, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) criticou a parceria do Pronatec com os entes do Sistema S. Ele explicou que as entidades Sesi e Senai possuem bilhões de reais aplicados no mercado financeiro e, portanto, o Pronatec não deveria colocar mais dinheiro da população nas entidades.

- Enquanto o governo está botando o dinheiro do Pronatec em cima do Sistema S, eles estão oferecendo cursos com preços exorbitantes tirando de sua responsabilidade a gratuidade e usando o dinheiro do Pronatec para fazer essa gratuidade – protestou.

O senador Paulo Paim elogiou o Pronatec e disse acreditar que a formação técnica oferecida pelo programa vai permitir que a  juventude brasileira se prepare, ganhe um salário melhor e possa, inclusive,  fazer uma universidade.



15/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela manifesta preocupação com greve dos professores universitários

Ângela Portela manifesta apoio ao fim do voto secreto

Ângela Portela manifesta apoio ao voto aberto no Parlamento

Angela Portela destaca contribuições dos servidores públicos

Ângela Portela apoia reivindicações de servidores dos ex-territórios federais

Ângela Portela defende regularização de servidores dos antigos territórios do AP e de RR