Ângela Portela manifesta apoio ao fim do voto secreto
A senadora Ângela Portela (PT-RR) manifestou, nesta quarta-feira (6), apoio às propostas de emenda à Constituição (PECs) que extinguem ou limitam o voto secreto no Congresso, em especial à PEC 50/2006, do senador Paulo Paim (PT-RS).
De acordo com a parlamentar, a PEC 50/2006 merece destaque tanto pela sua amplitude, quanto também pelo fato de encontrar-se em processo adiantado de tramitação, já tendo sido, inclusive, aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O presidente do Senado, José Sarney, determinou nesta semana a inclusão das propostas sobre o tema na pauta do Plenário do próximo dia 13.
A PEC 50/2006, observou Ângela Portela, acrescenta artigo a Constituição acabando com o voto secreto em processos de cassação de mandato de deputado e senador por descumprimento de conduta prevista na Constituição, quebra de decoro ou condenação criminal. Além disso, a matéria propõe também voto aberto no caso de exame de vetos presidenciais.
– Antecipando o debate, manifesto aqui e agora, meu apoio ao voto aberto neste Congresso Nacional, compreendendo que o fim do voto secreto vai ao encontro dos anseios populares, por maior transparência no processo legislativo em todas as atividades públicas — disse.
Ângela Portela ressaltou ainda a importância da sanção da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011) para a decisão de incluir na pauta de votações a extinção do voto secreto.
06/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela manifesta apoio ao voto aberto no Parlamento
Ângela Portela cobra fim do voto secreto no Parlamento
Ângela Portela manifesta preocupação com greve dos professores universitários
Ângela Portela manifesta preocupação com servidores da Assembléia Legislativa de RR
Ângela Portela defende voto aberto no Parlamento
Angela Portela lamenta falta de apoio a vítimas da violência doméstica