Anibal Diniz cobra conclusão da BR-364, na região amazônica



Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Anibal Diniz (PT-AC) pediu a conclusão da pavimentação da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, e disse que o fim das obras do empreendimento constitui uma saga, devido às condições naturalmente hostis da Amazônia.

Na última sexta-feira (19), o senador percorreu a estrada, cuja construção teve início na década de 1960. O trecho entre Porto Velho e Rio Branco, concluído na década de 90, têm passado permanentemente por reparos, disse o senador. Segundo ele, o trecho que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul é a parte provavelmente mais difícil de ser executada, pois não haveria matéria prima para sua execução.

- Naquele trecho não há brita, não temos como conseguir cimento, a não ser importando de Manaus, de Minas Gerais, de outros pontos do Brasil. A brita utilizada vem da divisa com Rondônia, e tem uma logística extremamente difícil - explicou.

O inverno rigoroso da Amazônia dificulta os trabalhos que exigem grande deslocamento de terra, e também limita a atuação dos operários a um período de apenas cinco ou seis meses, explicou Aníbal Diniz. Ainda assim, informou, ao longo de 14 anos muitos trechos foram concluídos e todas as pontes entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul foram construídas.

Anibal Diniz ressaltou que o governo do Acre tem atuado na conclusão da estrada, inclusive com a decisão de não paralisar as obras durante o inverno. O senador informou que todos os trechos pavimentados e os trechos que não dispõem de pavimentação precisam de reparos permanentes.

O senador disse que o governo do Acre tem tentado sensibilizar o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), visto que a  realidade estado exige a solidariedade plena das autoridades.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz anuncia conclusão da BR-364 em 2012

Anibal Diniz comemora conclusão da Ponte da União, no Acre

Anibal Diniz registra debate sobre criação de agenda para amazônica

Anibal Diniz cobra reconhecimento oficial dos soldados da borracha

Anibal Diniz apoia fim da guerra dos portos, mas cobra pacto federativo

Anibal Diniz cobra início das obras da ponte sobre Rio Madeira