Anibal Diniz comemora resultados do ensino profissionalizante




A homenagem feita pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aos 28 alunos brasileiros ganhadores de medalhas na Olimpíada Mundial de Ensino Técnico de 2011, a WorldSkills, em outubro, foi reforçada em Plenário nesta quarta-feira (7) pelo senador Anibal Diniz (PT-AC). O senador elogiou o desempenho dos estudantes brasileiros do ensino técnico na competição, realizada em Londres, afirmando que eles são "bons exemplos" para outros jovens do país.

- Sabemos do papel fundamental dos cursos técnicos no cenário produtivo do Brasil e seu significado no acesso à capacitação e ao mercado de trabalho. E é por isso que consideramos digno registrar nosso reconhecimento a esses jovens que alcançaram o certificado de excelência em categorias diversas, entre elas robótica móvel, instalação e manutenção de redes, tecnologia da informação, e deram uma visibilidade positiva à juventude brasileira no exterior - enfatizou o senador.

Anibal Diniz afirmou que o resultado alcançado pelos alunos brasileiros - o Brasil terminou a competição em segundo lugar, atrás apenas da Coréia - pode ser multiplicado. Segundo ele, o caminho para isso é o investimento em ensino profissional.

Para o senador, um grande passo nesse sentido foi dado no governo do ex-presidente Lula, que ampliou o número de escolas técnicas no país de 140 para 314 em oito anos. Nesse período foram investidos mais de R$ 1,1 bilhão na educação profissional, gerando a oferta de 400 mil vagas, acrescentou Anibal.

A meta do governo Dilma Rousseff, informou o senador, é aumentar o número de escolas profissionalizantes para 500 até 2014. A previsão é de que sejam entregues 81 novas unidades até o primeiro semestre.

Em outubro deste ano, lembrou Aníbal Diniz, o governo federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com foco na expansão da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Para isso, o programa estabelece projetos e ações de assistência técnica e financeira que, em conjunto, oferecerão 8 milhões de vagas a estudantes de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

- Eu cito aqui a importância de alavancarmos o ensino profissional porque represento justamente um estado que está conseguindo avanços expressivos nessa área. Até 1999, o ensino técnico no Acre não existia. Esse cenário, hoje, é outro. No nosso estado, os últimos dez anos foram marcados por uma completa revolução na educação para o trabalho - afirmou o senador, citando a Política Estadual de Educação Profissional implantada no Acre, que beneficiou mais de 38 mil pessoas.



07/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz comemora resultados do programa Bolsa-Família

Anibal Diniz comemora resultados de programa de incentivo à pesca no Acre

Anibal Diniz comemora aumento de matrículas no ensino superior

Anibal Diniz faz avaliação positiva dos resultados da Rio+20

Anibal Diniz comemora os 34 anos do PT

Anibal Diniz comemora 32 anos do PT