Anibal Diniz comemora resultados do programa Bolsa-Família
Em discurso nesta segunda-feira (12), o senador Anibal Diniz (PT-AC) comemorou os resultados positivos obtidos pelo governo com o programa Bolsa-Família, iniciado em 2003 e que, em menos de uma década, afirmou, mudou a vida de milhões de pessoas.
- Com nove anos de funcionamento, o Bolsa-Família é um programa de transferência de renda que chega hoje a 13,7 milhões de famílias e beneficia diretamente cerca de 50 milhões de pessoas, e tem ótimos resultados para mostrar – disse.
Aníbal Diniz ressaltou que, ao contrário do que apregoavam os críticos da transferência de renda, que a consideravam uma forma de “mal acostumar” a população mais pobre e incentivar o desemprego e a preguiça, os dados do Bolsa-Família mostram que aqueles que recebem o beneficio trabalham e lutam para melhorar. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dos seus filhos, para que saiam da situação de pobreza. O auxílio também tem influencia na geração de empregos, ajudando a desenvolver a economia local nas regiões onde o programa beneficia mais pessoas.
- Dados do Ministério do Desenvolvimento Social informam que o índice de emprego no país cresceu mais exatamente nas regiões onde temos mais presença do Bolsa-Família – informou o senador.
O benefício é concedido levando em consideração a renda mensal per capita da família, o número de crianças e adolescentes até 17 anos e a existência de gestantes e de mães que estejam amamentando. As crianças e adolescentes em idade escolar precisam comprovar 85% de frequência na escola. Além disso, as famílias beneficiárias que tenham crianças de até sete anos ou gestantes devem prestar informações regulares aos agentes municipais de saúde pública. É necessário apresentar o registro de vacinação, peso e medida das crianças, além do acompanhamento do pré-natal das gestantes.
Para o senador, essas são exigências e cuidados que asseguram uma conquista social importante. Aníbal Diniz informou que enquanrto a média nacional de evasão no ensino fundamental é de 3,5%, entre os alunos cujas famílias são assistidas pelo Bolsa-Família essa média cai para 3%. No ensino médio, a taxa de evasão ou desistência é de 11,5% no plano nacional, mas com a presença do Bolsa-Família esse índice fica em 7,2%, segundo o Censo Escolar de 2010.
As pesquisas mostram ainda que a família gasta o benefício recebido do governo principalmente com alimentação, remédios, roupas, material de limpeza e de higiene, ou seja, gasta com saúde, com cidadania.
- O Bolsa-Família está cumprindo plenamente seus objetivos e seu planejamento estratégico ao combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional; ao combater a pobreza e outras formas de privação das famílias; e ao promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social – declarou.
12/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anibal Diniz comemora resultados de programa de incentivo à pesca no Acre
Anibal Diniz comemora resultados do ensino profissionalizante
Aníbal Diniz afirma que Bolsa Família é a marca do governo do PT
Aníbal Diniz: Bolsa Família já retirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza
Anibal critica mudanças propostas por Aécio no programa Bolsa-Família
Walter Pinheiro pede seriedade na discussão sobre os 'royalties' e comemora resultados do Bolsa Família