Anibal Diniz comemora sucesso dos pequenos empreendimentos no Acre



O senador Anibal Diniz (PT-AC) elogiou em Plenário, nesta segunda-feira (27), o sucesso dos pequenos empreendimentos criados no Acre a partir de uma parceria da Secretaria de Pequenos Negócios do governo do estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o parlamentar, o Acre já tem oito mil pequenos negócios em funcionamento e uma média de êxito no setor sete pontos percentuais maior do que a média nacional.

Aníbal citou dados de pesquisa realizada pelo Sebrae, divulgada há duas semanas, que apontou um índice de “sobrevivência” de 67% dos pequenos negócios em dois anos. No país, esta média é de apenas 60% - 40% dos pequenos empreendimentos entram em falência antes do segundo ano de funcionamento.

O senador explicou que o sucesso do programa se deve ao fato de o governo não apenas possibilitar a abertura do pequeno negócio, mas também investir nos novos microempresários e acompanhar seu desempenho. Inicialmente são investidos R$ 1,6 mil na capacitação profissional do interessado e outros R$ 1,5 mil na compra do equipamento.

A formação profissional é feita a partir de cursos de profissionalização – em áreas como salão de beleza, construção civil, costura e produção de alimentos, entre outras – e também com cursos de planejamento estratégico e gestão. Montada a estrutura da microempresa, ainda é oferecido acompanhamento ao empreendedor por até dois anos.

O Sebrae e a secretaria também articulam junto às instituições financeiras o acesso desses pequenos empreendedores ao microcrédito, oferecido pelo governo federal.

- A maior parte das famílias que aderiram aos pequenos negócios, tanto na capital quanto no interior, melhorou de vida, porque passou a ter um incremento de renda fundamental para sua sobrevivência – afirmou o senador.

Anibal acrescentou ainda que os 33% dos pequenos negócios que não foram adiante foram casos de pessoas que abriram o negócio e descobriram depois que não era o que queriam, casos de doenças na família, de conflitos com a lei e mudança de endereço. Mesmo assim, ressaltou, essas pessoas continuam recebendo apoio do governo estadual para que possam tentar novamente em um novo negócio.

Borracha natural

O senador registrou ainda o lançamento da obra na última sexta-feira (24) de uma indústria de beneficiamento de borracha natural, em Sena Madureira. A indústria será construída em 20 hectares, sendo 14 deles dedicados ao plantio das seringueiras. A obra é uma parceria do governo do Acre em uma parceria-público-privada (PPP) com a Central de Cooperativas de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre). A expectativa é de que a indústria de granulado escuro brasileiro, borracha natural sem conservantes, gere 20 empregos diretos e 2 mil indiretos, com uma produção de 1,7 mil toneladas ao ano.



27/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz destaca sucesso de projeto para criação de peixes no Acre

Anibal Diniz comemora 5ª posição do Acre no Ideb

Aníbal Diniz comemora lançamento de projeto habitacional no Acre

Anibal Diniz comemora entrega de kits profissionalizantes no Acre

Anibal Diniz comemora conclusão da Ponte da União, no Acre

Anibal Diniz comemora possibilidade de exploração de gás e petróleo no Acre