Anibal Diniz defende obrigatoriedade do Enem para quem conclui ensino médio




O senador Anibal Diniz (PT-AC) defendeu em Plenário projeto de sua autoria (PLS 696/11) que determina a obrigatoriedade de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os alunos que concluem o ensino médio.

- Por que essa obrigatoriedade? Porque tem sido denunciado com muita frequência que as escolas participam do Enem apenas com os seus melhores alunos. E isso maquia o resultado do Exame Nacional - justificou.

Com isso, acredita o senador, a qualidade das escolas brasileiras será retratada de maneira mais fidedigna.

Anibal Diniz lembrou que o Enem foi criado em 1998, quando apenas 115 mil alunos participaram das provas. Em 2011, acrescentou o senador, mais de 6 milhões de estudantes participaram do exame e 167 instituições públicas consideram as notas do Enem em seus processos seletivos, bem como várias escolas privadas.

As notas obtidas no Enem, disse o senador, também são usadas para certificar a conclusão do ensino médio pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos e para facilitar obtenção de crédito no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O Enem, ressaltou Anibal Diniz, avalia a qualidade geral do ensino médio, orientando as políticas públicas educacionais em todo o país.

- O Enem, por suas qualidades pedagógicas e por constituir uma política de Estado, merece ser valorizado como instrumento de avaliação do ensino, de indução de mudanças curriculares e de seleção de candidatos aos cursos de educação superior - afirmou o senador antes de argumentar que o exame precisa ser um "componente curricular obrigatório do ensino médio".



24/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Educação aprova obrigatoriedade do Enem ao fim do ensino médio

Zambiasi defende obrigatoriedade de teste vocacional no Ensino Médio

Desempenho das escolas acrianas no Enem é elogiado por Anibal Diniz

Anibal Diniz pede que todos os municípios do Acre realizem provas do Enem

'Eleições municipais frustraram quem esperava fracasso do PT', diz Anibal Diniz

Adultos sem o ensino médio podem fazer o Enem para tirar certificado