Anibal Diniz elogia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
O senador Anibal Diniz (PT-AC) registrou, em pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (11), os avanços obtidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac) do Acre. De acordo com ele, mais de 3,5 mil alunos já tiveram a oportunidade de estudo e 150 professores se qualificaram, sendo que 79 fizeram especialização e 71, mestrado.
- Esses resultados significam, na prática, um número cada vez maior de jovens e adultos que passam a ter, cada vez mais, oportunidade de crescimento pessoal e um futuro melhor – disse.
O Ifac integra a rede federal de educação profissional, composta por 38 institutos e mais de 400 unidades organizadas no Brasil que oferecem gratuitamente desde o ensino médio até o pós-doutorado. O foco é a produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos para gerar trabalho e renda.
No Acre, as atividades estão concentradas em oito eixos tecnológicos: ambiente, saúde e segurança; recursos naturais; licenciatura; gestão e negócios; informação e comunicação; apoio escolar; controle; e processos industriais. Para 2013, estão previstos dois novos: produção alimentícia e infraestrutura.
Alunos
Quanto ao perfil dos alunos, mais da metade (58%) está na faixa de renda per capita familiar de até meio salário mínimo e nos próximos meses este número deve crescer já que será instalado o Núcleo Avançado na região da Baixada do Sol, uma das localidades mais pobres de Rio Branco. Lá serão ofertados cursos alinhados com o Programa de Desenvolvimento do Acre.
Para o senador o caráter inclusivo do Ifac, que dá a oportunidade de estudo aos mais pobres, reflete que o instituto tem cumprido papel social e seu propósito na geração de educação, trabalho e renda.
- Afirmo com convicção que nosso estado está em franca e verdadeira mudança para melhor – afirmou o senador.
Comissão de Educação
Anibal Diniz destacou a participação do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na última terça-feira (10), sobre a seleção dos livros didáticos adotados no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). Também foi debatida a greve dos professores nas universidades federais e os programas estratégicos do governo federal para a educação.
- Mercadante, toda vez que é convidado à Comissão de Educação, traz muito conteúdo. Ele mostra como o Brasil está preocupado com a educação, com as novas tecnologias e como está antenado às necessidades de crescimento nessa área – elogiou.
11/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anibal Diniz anuncia visita de ministro da Ciência e Tecnologia ao Acre
Anibal Diniz elogia investimentos em educação no Acre
Anibal Diniz elogia empresa de reciclagem do Acre
Anibal Diniz elogia processo de titulação de terras do Acre
Aníbal Diniz lamenta enchentes no Acre, mas elogia atuação do governo
Anibal Diniz volta a criticar operação da Polícia Federal no Acre