Aníbal Diniz elogia mudança na Provinha Brasil, que avalia alfabetização



O senador Aníbal Diniz (PT-AC) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (22), anúncio feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de que vai promover modificações na Provinha Brasil, instrumento do governo federal para avaliar o grau de alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas.

Ele informou que a Provinha Brasil acontece atualmente em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, permitindo saber o que as crianças realmente aprenderam em termos de habilidades de leitura e escrita.

O novo formato que o MEC pretende adotar, continuou Aníbal Diniz, deve ampliar a aplicação do exame, que deixaria de ser apenas uma amostra.

- A intenção do governo é tornar essa avaliação universal já em 2013, num esforço para melhorar a alfabetização no país e para que o Brasil possa ter todos os estudantes das séries iniciais plenamente alfabetizados — disse.

Classificação etária

Aníbal Diniz comunicou ainda o lançamento da nova campanha do Ministério da Justiça sobre a classificação indicativa dos programas de TV. Segundo ele, a campanha, que tem o slogan “Não se engane”, alerta os pais sobre a influência que programas audiovisuais podem ter na formação das crianças, em razão de terem forte tendência a repetir o que vêem na televisão.



22/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz elogia ampliação do programa Brasil sem Miséria

Anibal Diniz elogia atuação do Brasil em Conferência sobre Mudanças Climáticas

Provinha Brasil vai avaliar nível de alfabetização de quase 7 milhões de crianças

Provinha Brasil avalia 230 mil alunos no Estado

Provinha Brasil avalia cerca de 3 milhões de alunos

Anibal Diniz elogia empresa de reciclagem do Acre