Provinha Brasil avalia 230 mil alunos no Estado



O exame de língua portuguesa será aplicado a alunos da 2ª série do Ensino Fundamental

As escolas estaduais começam nesta segunda-feira, 2, a aplicar a Provinha Brasil, avaliação de língua portuguesa para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental. O prazo vai até o dia 15.

Cerca de 230 mil alunos farão o exame. Cada Diretoria de Ensino, órgão da Secretaria, definirá o período da prova. A idéia é verificar o aprendizado na faixa etária de 8 anos.

São Paulo toma como parâmetro o Saresp, que inclui a 2ª série do Fundamental. Entretanto, a Secretaria Estadual de Eduação usará a Provinha Brasil para medir a evolução do aprendizado.

É uma avaliação de 2ª série para o professor. Ele irá receber e corrigir a prova e ter um diagnóstico de cada aluno", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

São Paulo recebeu nesta semana os kits da avaliação, com cópia da prova, carta com instruções e sugestões de aplicação, manual do aplicador, guia de correção, documento explicativo sobre as matrizes e escalas e outro documento sobre o que fazer com os resultados dos testes.

Cerca de 100 supervisores de ensino já foram capacitados para aplicação da prova. Eles repassam o conhecimento a professores e diretores.

Para aplicação das provas, a Secretaria determinou que os professores troquem de salas. O Saresp 2007 apontou que 87,4% dos alunos atingiram as capacidades esperadas para a 2ª série. Ou seja, São Paulo está a quase 12 pontos de alcançar sua meta de alfabetizar todos estudantes com 8 anos de idade.

Da Secretaria da Educação

(LM)



06/02/2008


Artigos Relacionados


Provinha Brasil avalia cerca de 3 milhões de alunos

Aníbal Diniz elogia mudança na Provinha Brasil, que avalia alfabetização

230 mil alunos respondem Provinha Brasil em junho

Alunos do ensino básico vão fazer Provinha Brasil de matemática em agosto

Estado avalia hoje alunos em recuperação

Modelo da Provinha Brasil vai mudar