Anibal Diniz elogia proposta de reforma eleitoral da OAB



No mesmo dia em que o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que a Casa fará sua primeira reunião temática sobre reforma política, na próxima quinta-feira (29), o senador Anibal Diniz (PT-AC) defendeu em Plenário a proposta a ser apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre o tema. Essa proposta, a ser encaminhada ao Congresso sob a forma de um projeto de lei de iniciativa popular, proíbe doações de pessoas jurídicas para o financiamento de campanhas políticas, além de limitar as doações de pessoas físicas.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (26), o parlamentar lembrou que seu partido defende o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais, mas afirmou que a proposta da OAB traz uma alternativa interessante. Para o parlamentar, o financiamento por pessoa jurídica “pode ser um indutor de corrupção”, uma vez que o a empresa doadora acaba por cobrar o retorno de sua doação na atuação do parlamentar eleito com sua ajuda.

- Talvez a gente estivesse se livrando do grande mal maior das eleições – afirmou o parlamentar, da tribuna.

Anibal Diniz elogiou a proposta da OAB de realizar dois turnos também nas eleições proporcionais. Pela proposta, explicou, o eleitor votaria no primeiro turno apenas nos partidos, definindo a representação de cada um nos respectivos parlamentos. No segundo turno, cada partido apresentaria um número de candidatos equivalente a duas vezes o número de vagas que conseguiu no primeiro turno e o eleitor votaria no nome que mais lhe agradasse.

Para o parlamentar, essa proposta impediria as máquinas partidárias de elegerem apenas suas listas fechadas, ao mesmo tempo em que fortalece os partidos e a fidelidade partidária, ao dar ao eleitor o direito de escolher diretamente seu representante.

O senador elogiou a proposta de minirreforma eleitoral sugerida por Renan e relatada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), mas lembrou que “é preciso muito cuidado para não se passar por cima da vontade da maioria, que quer processo eleitoral mais transparente e mais participativo, com menos poder do domínio econômico”, citando pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope)

No mesmo pronunciamento, o parlamentar agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a visita deste ao Acre, a convite governador Tião Viana. O ex-presidente visitou o Complexo Industrial da Piscicultura, “empreendimento de extrema relevância para a economia do estado”, e a Central de Atendimento ao Cidadão, que realiza cerca de sete mil atendimentos por dia.



26/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz defende reforma eleitoral a favor de mulheres

Anibal Diniz elogia empresa de reciclagem do Acre

Anibal Diniz elogia plano de enfrentamento ao 'crack'

Anibal Diniz elogia investimentos em educação no Acre

Anibal Diniz elogia realizações do governo acriano

Anibal Diniz elogia processo de titulação de terras do Acre