Anibal Diniz elogia plano de enfrentamento ao 'crack'




O senador Anibal Diniz (PT-AC), em discurso nesta quarta-feira (14), elogiou a criação, pelo governo federal, do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack como o objetivo de atenuar as consequências do uso de drogas ilícitas na sociedade.

O parlamentar citou dados de pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios segundo os quais 98,4% dos 4.400 municípios pesquisados estão enfrentado problemas com as drogas. O crack vem substituindo o álcool, especialmente nos municípios de pequeno porte, por seu baixo custo. Já são mais de 1,2 milhão de dependentes químicos somente no Brasil, disse o senador.

Diante disso, Anibal Diniz salientou a importância de um plano como o lançado pelo governo. Ele ressaltou o fato de que o objetivo do plano é cuidar das pessoas que precisam de tratamento, sem deixar de lado a repressão e o combate ao tráfico.

- Ao mesmo tempo em que há a preocupação de atender os dependentes, vítimas das drogas, há a preocupação de combater com todo rigor o sistema do narcotráfico, que afronta a sociedade - frisou.

O Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack trabalha em três eixos, conforme explicou o senador. O primeiro, do cuidado, tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de saúde aos usuários, com a qualificação de profissionais, a criação de uma rede de atendimento com estrutura diferenciada, que os ajude na superação do vício e na reinserção social, a criação de enfermarias especializadas e de pelo menos dois mil leitos para os usuários que precisem de internação.

O eixo da prevenção prevê investimentos em programas nas escolas, com a capacitação de educadores e militares do Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e de 870 mil líderes comunitários até 2014 para trabalhar com o tema.

Já o eixo da autoridade prevê a realização de ações policiais nas fronteiras e nos centros consumidores, além de policiamento ostensivo nos pontos de uso e a revitalização dos espaços de consumo. Ações de inteligência e integração entre policiais estaduais e federais e a prisão de traficantes e desarticulação de quadrilhas também estão nos planos, segundo explicou o parlamentar.



14/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz pede ajuda a ministros para enfrentamento das cheias no AC

Diadema (SP) terá plano de enfrentamento ao crack

Sarney participa de lançamento de plano de enfrentamento ao uso do 'crack'

Saúde presta esclarecimentos sobre plano de enfrentamento ao crack

Anibal Diniz elogia empresa de reciclagem do Acre

Anibal Diniz elogia proposta de reforma eleitoral da OAB