Anibal Diniz elogia redução das tarifas de energia elétrica anunciada pelo governo
O senador Anibal Diniz (PT-AC) parabenizou nesta segunda-feira (10) a presidente da República, Dilma Rousseff, pelas medidas de redução da tarifa de energia elétrica, anunciadas na última quinta-feira (6). Em pronunciamento em Plenário, o senador elogiou a iniciativa, que, de acordo com o governo, deve assegurar, em 2013, a redução média de 16,2% na tarifa dos consumidores residenciais e de 28% para o setor produtivo e industrial. O senador afirmou que a presidente está tendo “uma postura correta”.
- A equipe econômica do governo está agindo de maneira correta ao priorizar a redução de taxas, tarifas e impostos, a redução de juros para fortalecer a indústria nacional, fortalecer o setor produtivo, facilitar o acesso ao crédito para o pequeno produtor e, ao mesmo tempo, contribuir para a manutenção dos empregos gerados no Brasil e contribuir para a geração de milhares de novos empregos em todos os estados brasileiros – defendeu.
O senador explicou que as medidas anunciadas na última quinta-feira, a serem detalhadas em solenidade no Palácio do Planalto nesta terça-feira (11), são positivas para a indústria e para o comércio. Segundo ele, tarifas de energia elétrica mais baratas possibilitam a redução do preço final para o consumidor brasileiro e também a redução dos preços para os produtos de exportação e, incentivando a produção e evitando a demissão de milhões de brasileiros.
Anibal destacou também que Dilma reforçou a adoção no país do modelo de desenvolvimento baseado no tripé “estabilidade, crescimento e inclusão”. A orientação do governo, salientou, é também incluir neste tripé o conceito de competitividade.
Crise mundial
Dados do Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira e citados em Plenário pelo senador, mostraram que analistas financeiros mantiveram a projeção de crescimento da inflação para 2012, com uma variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,20% para 5,24%, e de redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,64% para 1,62%. Apesar das projeções negativas, Anibal Diniz disse acreditar que, “com mais trabalho”, será possível reverter as previsões.
Para o senador, o país caminha para o aprimoramento de sua política econômica, com enfrentamento à barreira dos altos impostos, fortalecimento do setor de logística e transporte e redução constante dos juros – com a mais baixa Taxa Selic da história.
Anibal Diniz disse ainda que desde o governo do ex-presidente Lula (2003-2010) há investimentos para garantir energia elétrica a toda a população do país. Só no Acre, seu estado, 41 mil famílias tiveram acesso ao programa Luz para Todos, inclusive comunidades isoladas da Amazônia. A expectativa é que mais cinco mil famílias sejam beneficiadas com o programa de acesso à energia elétrica até 2013.
10/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anibal Diniz comemora anúncio de redução das tarifas de energia elétrica
Anibal Diniz ressalta importância da redução das tarifas de energia elétrica
Eduardo Lopes comemora redução do custo da energia elétrica anunciada pela presidente Dilma
Aníbal Diniz comemora redução de casos de malária no Acre pelo uso de mosquiteiros medicinais
Anibal Diniz elogia realizações do governo acriano
Tomás Correia elogia medidas para redução de tarifa da energia elétrica