Anibal Diniz faz apelo ao governo federal para que garanta segurança dos povos indígenas



O senador Anibal Diniz (PT-AC) fez um apelo ao governo federal, em discurso nesta quarta-feira (4), para que sejam intensificados esforços visando garantir a segurança e proteção dos povos da floresta.

De acordo com o parlamentar, atualmente há uma situação generalizada de impunidade em áreas indígenas que estimula o crescimento da violência contra os índios e contribui para a perpetuação de invasões de suas terras.

Citando dados de 2011 do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Anibal Diniz chamou atenção para o fato de que do total de 1.046 terras indígenas existentes no país, apenas 363 estão regularizadas.

Anibal Diniz informou também que na área de saúde indígena a situação é calamitosa. Segundo ele, somente no ano passado 126 crianças indígenas menores de cinco anos morreram por falta de atendimento adequado a doenças simples tais como diarréia ou desnutrição.

Com relação à violência contra a vida de indígenas, ele considerou extremamente preocupantes os dados do Cimi que apontaram 51 assassinatos de indígenas em 2011 e 60 no ano anterior.

— Temos que buscar meios para por um fim definitivo a essas graves situações. Os próprios indígenas afirmam que o seu serviço de atendimento a saúde piorou com o processo de transição da Fundação Nacional de Saúde [Funasa] para a Secretaria Especial de Saúde Indígena [Sesai] — disse.



04/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aníbal Diniz pede proteção para povos indígenas isolados do Acre

Aníbal Diniz repudia ataques ao governo federal

Anibal Diniz faz apelo por retomada das transmissões da Rádio Senado ondas curtas

Aníbal Diniz quer equiparação e segurança para juízes federais

Anibal Diniz volta a criticar operação da Polícia Federal no Acre

Anibal Diniz critica prisões em operação da Polícia Federal no Acre