Anibal Diniz protesta contra fechamento da Conab no Acre
Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), o senador Anibal Diniz (PT-AC) defendeu a permanência da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Acre. As unidades instaladas em cinco estados e no Distrito Federal devem ser fechadas ainda este ano. A medida faz parte do plano de reordenamento e reestruturação da companhia.
O parlamentar explicou que a extinção da superintendência trará prejuízo para o trabalho social e o desenvolvimento econômico da região.
– A parceria com a Conab é fundamental para dar garantia aos nossos produtores – afirmou.
O senador destacou projetos importantes para o agronegócio, o extrativismo vegetal e a agricultura familiar, como a subvenção para 540 toneladas de borracha nativa e um programa de aquisição no valor de R$ 7,5 milhões que beneficiou 2 mil extrativistas e pequenos produtores.
Segundo o parlamentar, a política de preço mínimo da Conab garante as atividades de exportação da madeira e da exploração da castanha, do açaí, do óleo de copaíba e de outros produtos da floresta. Também há ações que favorecem cooperativas e associações, além do atendimento direto à população, com a doação de cestas de alimentos.
Para Anibal, os resultados sociais da Conab na região importam mais do que eventuais despesas da autarquia. O plano de reestruturação da companhia, segundo ele, atribui as mudanças à “pouca representatividade” e ao “baixo volume de operações” de algumas superintendências regionais.
– O Bolsa Família não é um programa que dá lucro. No entanto, contribuiu para a ascensão de 40 milhões de brasileiros – comparou.
Interoceânica
Anibal Diniz também comemorou o compromisso da presidente Dilma Rousseff, que determinou a realização imediata de licitação para a construção de uma ponte sobre o rio Madeira, entre os estados do Acre e Rondônia, na BR 364.
O senador comentou que já estão concluídos todos os outros trechos da Rodovia Interoceânica que vai ligar a capital do Acre, Rio Branco, às cidades portuárias do Peru. Segundo ele, a falta de uma ponte é o “gargalo” na rota Atlântico-Pacífico. A obra do PAC, incluída no orçamento geral da União, está atrasada e deve ficar pronta até 2014.
05/09/2012
Agência Senado
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