Anibal Diniz relata visita a brasileiros vítimas de agressão na Bolívia



Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Anibal Diniz (PT-AC) relatou visita à cidade de Epitaciolândia, no Acre. A cidade é vizinha a Cobija, na Bolívia, onde brasileiros ficaram feridos em uma rebelião no presídio Vila Busch. Um brasileiro morreu e quatro ficaram feridos no conflito, ocorrido na última semana.

Anibal Diniz disse ter conversado com detentos feridos no presídio e com familiares das vítimas de agressões. Além disso, reuniu-se com o cônsul do Brasil na Bolívia, Guilherme Barbosa, para saber das providências que serão tomadas com relação ao caso. A intenção é fazer um relatório sobre o caso com o máximo de informações possível.

- Esse problema realmente mexe com a gente porque é a dignidade da pessoa humana que está sendo atingida, para brasileiros e para bolivianos, mas é claro que a situação dos brasileiros é muito pior – afirmou o senador, que relatou a presença de 37 brasileiros no local.

O senador lembrou que será realizada na quarta-feira (20) audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o tema. Na audiência, os parlamentares devem cobrar das autoridades diplomáticas a exigência de medidas por parte do governo da Bolívia.

- A situação é grave e requer uma atenção especial – disse.

O senador informou que, em audiência da justiça boliviana, ficou decidida a transferência de parte dos presos para outros estabelecimentos para resguardar suas vidas.

Avanços do país

No mesmo pronunciamento, o senador enumerou o que considera avanços do país nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Roussef, ambos do PT.  Para o senador, apesar da mídia conservadora e de uma “elite ressentida”, o povo brasileiro reconhece que foi construído um país mais justo e menos desigual.



19/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz relata situação de calamidade com enchente no Acre

Anibal Diniz relata viagem do governador do Acre à Inglaterra

Aníbal Diniz defende contratação de médicos formados na Bolívia para atuar no Acre

Anibal Diniz alerta para calamidade enfrentada por refugiados haitianos na fronteira com a Bolívia

Anibal Diniz relata reuniões do governador do Acre com ministros em Brasília

Anibal Diniz relata enchentes e pede apoio ao setor produtivo do Acre